Política Titulo Mudanças
Minas Gerais e Rio de Janeiro têm surpresas no segundo turno

Romeu Zema (Novo) e Wilson Witzel (PSC) desbancaram candidatos favoritos nos dois Estados

Por Natália Fernandjes
08/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Minas Gerais e Rio de Janeiro assistiram, ontem, à reviravolta durante a apuração do primeiro turno das eleições para o cargo de governador.

Em Minas, o empresário Romeu Zema (Novo) surpreendeu ao encerrar a primeira etapa da disputa na primeira colocação, com 42,73% dos votos. Nas últimas pesquisas, o candidato aparecia na terceira colocação. Agora, ele enfrentará o tucano Antonio Anastasia (PSDB) – que teve 29,06% dos sufrágios. Já o atual governador, Fernando Pimentel (PT), amargou apenas 23,12% da preferência do eleitorado e ficou de fora da competição.

Contrariando as pesquisas eleitorais, Wilson Witzel (PSC) foi o postulante mais votado para o cargo de governador do Rio de Janeiro, com 41% dos votos. O ex-juiz federal enfrentará o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que teve 19% dos sufrágios, no turno seguinte.

Witzel registrou crescimento surpreendente na última semana, tendo em vista que possuía apenas 4% das intenções de voto no Datafolha registrado no dia 28. Já na véspera das eleições, o candidato apareceu empatado com Romário (Podemos) em segundo lugar.

No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) vai ao segundo turno contra o atual governador, José Ivo Sartori (MDB) – 35,9% a 31,11%.

SIGLAS
Em relação aos partidos, o PT conquistou três cadeiras a governador – Bahia, Ceará e Piauí –, mesmo número do PSB: Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco. Já o DEM obteve duas: Goiás e Mato Grosso; PP elegeu o governador do Acre; MDB, o de Alagoas; PCdoB, no Maranhão; PSD, no Paraná; e PHS, no Tocantins.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;