Memória Titulo Memória
Mario Trigo, um dentista na Seleção
Ademir Medici
23/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O álbum de figurinhas preenchido por Antonio Ferrasoli e divulgado pela filha jornalista, Maria Angelica Ferrasoli, traz os nomes de realce da comissão técnica de 1958 comandada por Paulo Machado de Carvalho – o Marechal da Vitória –, mas omite um nome importante, o Dr. Mário Trigo, o primeiro dentista oficial do escrete brasileiro.

Para nós, do Grande ABC, é revelador saber que o Dr. Mário Trigo tem laços estreitos com a região. Quem conta esta história é Milton Martins, nestes dias festivos (e tensos) de mais um Mundial.

A história é completada por Vanilde Loureiro, mulher do Dr. Mário Trigo. Vanilde estudou no Colégio Bonifácio de Carvalho, em São Caetano. 

“Eu concluí o Clássico com a turma do Bonifácio (o Boni, neto do patrono da escola) e do Roberto Filletti. Se não me engano em 1960. Belos tempos e belas recordações. Ainda estou procurando o nosso convite de formatura”, escreveu Vanilde numa troca de mensagens com Milton Martins, especialmente para esta série da Memória.

Milton Martins lembra que o Dr. Mário Trigo lançou em São Caetano o livro O Eterno Futebol, de sua autoria, num coquetel bastante concorrido de ex-colegas do Colégio Bonifácio de Carvalho e de integrantes do Centro Acadêmico dos anos 1960.

O encontro de apresentação do livro foi organizado pelo Boni em 14 de julho de 2005.

O perigo dos dentes sem trato

Texto: Milton Martins

O Eterno Futebol, de Mario Hermes Trigo de Loureiro, trata de modo detalhado da memória do autor, que atuou na Seleção Brasileira de 1958 e 1962.

Dr. Mario Trigo defendia a tese de que muitas doenças e lesões físicas provinham de dentes sem trato, isso é, nasciam de infecção bucal.

Disse numa palestra:

“A bactéria levada pela corrente sanguínea pode alojar-se numa das juntas (joelho, tornozelo, cotovelo, ombro etc.), nelas provocando inchaço, febre e dor, porém, se isso ocorrer numa das válvulas cardíacas, literalmente irá comê-la, ocasionando, num determinado momento de esforço maior, como fadiga, o seu rompimento”.

Esses princípios de saúde bucal foram determinantes para que o médico da Seleção Brasileira, Hilton Gosling, convencesse João Havelange, presidente da CBD, a fazer Dr. Mário Trigo parte das delegações das Copas de 1958 (na Suécia) e 1962 (no Chile) nas quais teve destacada participação. Pelo seu bom humor ajudava a elevar o astral dos jogadores.

LINHA DO TEMPO

Nascimento: São Paulo, 2 de agosto de 1911

Filiação: Sr. Felice e Dona Catarina de Salermo

Irmãos: caçula de uma família de seis filhos

Formação: dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro.

Carreira: dentista de clubes como Fluminense, Vasco da Gama, Bangu e Corinthians

Academia: professor assistente nas cadeiras de Anatomia e Histologia e Microbiologia

Falecimento: 2 de junho de 2008, aos 96 anos, em Brasília


Para lembrar Silvio Mazzuca

Texto: Milton Parron

Memória deste fim de semana vou destacar uma entrevista feita em 1992 no programa Manhã Bandeirantes pelo apresentador Nelson Gomes com o maestro Silvio Mazzuca. 

O Nelson Gomes hoje é apresentador dos noticiários na TV BandNews, e o maestro infelizmente já está em outro plano regendo o coral dos Anjos. 

Mazzuca foi diretor artístico da Rádio Bandeirantes. Trabalhou na emissora durante 16 anos a partir de 1948. Ele conta muitas histórias dos tempos em que dava gosto ouvir rádio e, claro, várias músicas com sua orquestra são apresentadas. 

São músicas que vão mexer com a sensibilidade daqueles que nos anos 1950, 1960 e 1970 tiveram oportunidade de dançar em algum baile de clube, de grêmio estudantil, de debutante ao som da maravilhosa orquestra baile do Silvio Mazzuca. Diga-se, foi a orquestra baile mais requisitada naqueles tempos, tendo uma agenda tão apertada que às vezes os músicos ficavam até 15 dias fora de casa.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Músicas das Copas. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h da madrugada.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 23 de junho de 1988 – ano 31, edição 6786

Manchete – Brasil fecha acordo com os credores

São Caetano – Governador Orestes Quercia inaugura o novo canal do Ribeirão dos Meninos.

Memória – Japoneses em São Bernardo.

Em 23 de junho de...

1918 – Associação Atlética São Bernardo tem jogo de futebol marcado frente ao Indiano, em São Paulo. Deverão ser realizadas duas partidas preliminares entre os segundos e terceiros quadros.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o principal aviador italiano, o major Francesco Baracca, morre em combate. Seu aeroplano, a pequena altura, às margens do Piave, é atingido.

1938 – Nasce Marlene, no Rio de Janeiro, uma das maiores jogadoras de basquetebol do Brasil em todos os tempos, estrela do São Caetano EC.

1953 – Inaugurada a nova adutora de Rio Claro, cortando Ribeirão Pires.

1973 – Inaugurada a Loja Maçônica João Ramalho, sob a responsabilidade de Walby Wallace Meleiros, em cerimônia realizada à Rua 11 de Junho, 717, Santo André.

Hoje

Dia do Atleta Olímpico

Dia Internacional das Aldeias SOS

Solene vigília de São João Batista.

Grande ABC – A Diocese de Santo André possui quatro paróquias dedicadas a São João Batista: Parque João Ramalho (Santo André), Rudge Ramos (São Bernardo), Santa Paula (São Caetano) e São João (Mauá). Além de inúmeras capelas dedicadas ao santo mais festeiro deste mês de junho.

Alameda Glória – E nesta véspera de São João tem festa no Clube Alameda Glória, em Vila Dusi, São Bernardo, com todas as diversões que os antigos legaram.


Santos do Dia

Agripina

Edeltrudes

José Cafasso

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 23 de junho:

Em Tocantins, Babaçulândia, Cristalândia e Pium

Em Goiás, Cristianópolis

Na Bahia, Esplanada

No Ceará, Eusébio e Itapiúna

No Paraná, Farol

Em São Paulo, Jacupiranga

Em Santa Catarina, Rio do Oeste

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;