Setecidades Titulo
Roubos aumentam 7,29% na Região Metropolitana
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
02/11/2007 | 07:20
Compartilhar notícia


Os roubos aumentaram 7,29% na Região Metropolitana nos primeiros nove meses do ano em comparação com igual período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Foram registrados 29.786 casos neste ano. O índice acompanha a tendência do Grande ABC, que apresentou nos sete primeiros meses deste ano 10.645 delitos. A cada meia hora, ocorre um assalto na região.

“O Grande ABC tem áreas com grande poder aquisitivo e atrai a atenção dos criminosos. Esse é um dos principais fatores que explicam os números”, afirmou o coordenador da CAP (Coordenadoria de Análise e Planejamento) da secretaria, o sociólogo Túlio Kahn.

Outros crimes que aumentaram na Região Metropolitana entre janeiro e setembro foram estupros (5,12%), furtos (6,61%), homicídios culposos (15,28%), latrocínios (2%), e lesões corporais culposas (9,42%).

Para Kahn, o principal destaque em nível estadual foi a queda de 63% nos homicídios em relação a 1999. “Praticamente igualamos o feito de Nova York nos anos 90, que reduziu 73% dos assassinatos em dez anos. Nós conseguimos a taxa agora com sete anos”, ressaltou.

Para o sociólogo, as 110 pessoas mortas em confronto com a PM no Estado no último trimestre têm certa relação com o filme Tropa de Elite. “O Capitão Nascimento virou herói nacional. Isso influencia também a polícia daqui”, disse.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;