Esportes Titulo Estadual
Sorteio dificulta clássico da região no Paulista de 2018

Santo André e São Caetano caem na mesma chave e só vão se enfrentar caso avancem às quartas

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
18/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O Campeonato Paulista dificilmente terá o esperado clássico entre Santo André e São Caetano. No sorteio dos grupos, ontem, na sede da Federação Paulista, os rivais caíram na mesma chave, ao lado de São Paulo e Ponte Preta, ou seja, só vão se enfrentar em improvável classificação de ambos às quartas de final, já que o regulamento prevê confrontos apenas entre times de chaves distintas.

Isso ocorreu porque os clubes da região estavam em potes diferentes no sorteio. O Ramalhão, que terminou o Paulistão deste ano em 11º, estava no pote 3, enquanto o Azulão, recém-promovido à elite, no 4 (veja como ficaram os grupos ao lado).

A diretoria do Santo André lamentou não enfrentar o rival, mas viu lado positivo no sorteio. “Infelizmente não teremos o clássico, que tem um charme e representa muito financeiramente para o clube por conta da bilheteria”, avalia o presidente Sidney Riquetto, que participou do conselho arbitral ao lado do presidente do conselho deliberativo, Celso Luiz de Almeida, e de Carlito Arini, que oficialmente assumiu o cargo de assessor da presidência.

Clássico à parte, o Santo André viu a formação da chave de duas maneiras. “O nosso plano A, que é classificar para as quartas de final, ficou mais complicado porque vamos ter o São Paulo e a Ponte Preta, dois times com grandes orçamentos. Mas o plano B, que é permanecer na Primeira Divisão, ficou menos difícil porque justamente não teremos de enfrentá-los”, projeta Riquetto.

No São Caetano, o presidente Nairo Ferreira de Souza se mostrou satisfeito com o resultado do sorteio. “É um grupo muito bom, que com certeza vai tirar muitos pontos das outras equipes. Temos o São Paulo, que dispensa comentários; a Ponte Preta, que é sempre uma equipe complicada de se enfrentar; e o Santo André, que é um ponto positivo para a rivalidade disputar a classificação com eles”, comentou o presidente do Azulão.

Nairo ainda ressaltou a possibilidade de enfrentar o Ramalhão numa eventual fase de quartas de final.

SÉRIE D
Garantir uma das três vagas do Paulistão na Quarta Divisão do Brasileiro para 2019 é uma das principais metas de Santo André e São Caetano – apesar de o Azulão ter a chance de se garantir caso conquiste a Copa Paulista. Neste caso, os concorrentes à vaga são Linense, Ituano, Novorizontino, Ferroviária, Mirassol e Red Bull.

Formato se repete e única mudança é criação de lista com atletas da base

O regulamento do Campeonato Paulista de 2018 traz apenas uma novidade em relação à edição deste ano. Agora, cada time pode inscrever duas listas: uma de até 26 atletas (sendo três goleiros), e outra ilimitada, apenas com jogadores das categorias de base. Antes, o limite era de 28 jogadores.

São considerados atletas da base os com 16 anos completos e nascidos até 1997, que estejam registrados no time há pelo menos 12 meses, ininterruptamente, e que participaram de uma competição de base em 2017 ou antes. A exemplo do modelo utilizado no Espanhol, cada time poderá manter até cinco atletas da lista da base simultaneamente em campo.

Já o formato será exatamente o mesmo deste ano. Na primeira fase, que começa dia 17 de janeiro, os 16 times jogarão contra as equipes dos outros grupos. Os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final, se enfrentando dentro do próprio grupo em ida e volta. Já os dois times de pior campanha na fase inicial, independentemente do grupo, serão rebaixados para a Série A-2.

A semifinal também será disputada no sistema ida e volta, assim como a decisão do campeonato, que está marcada para o dia 8 de abril. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;