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Suzuki planeja produção local em 2012
Leona Farias Do Diário do Grande ABC
20/11/2010 | 07:14
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Sem deixar de lado a cautela oriental para planejar os caminhos, a montadora japonesa Suzuki apostou no forte potencial de crescimento das vendas de veículos no Brasil e na solidez da marca no segmento de compactos para decidir fabricar carros no País a partir de 2012.

A empresa, que já havia voltado ao mercado brasileiro em 2008 - depois de interromper a importação em 2003 -, foi encorajada pelos bons números de comercialização de seus modelos e pelo cenário econômico favorável no País. "Estamos num momento ótimo. Em dois anos, já temos 7.000 carros vendidos e montamos uma rede de 39 concessionárias", afirma o presidente da Suzuki Veículos do Brasil, Luiz Rosenfeld.

A companhia deve fechar este ano com pelo menos 5.000 automóveis comercializados, alta da ordem de 65% em relação a 2009, e a projeção para 2011 é ter ritmo de 30% de incremento sobre os números de 2010.

Para Rosenfeld, é impressionante como o mercado nacional vem crescendo e já se consolida como o quarto maior do mundo. "E os números (de vendas) ainda são modestos. Comparando a frota circulante com a população, se a economia continuar crescendo, o potencial é enorme", avalia.

 NICHO - A fabricante japonesa põe suas fichas no jipinho Jimny, que será o primeiro modelo a ser fabricado no Brasil. O objetivo é aproveitar o nicho de mercado dos SUVs (utilitários esportivos, em inglês) compactos 4x4 para uso severo. Em razão das más condições de muitas estradas brasileiras, o potencial de vendas é considerado grande.

E esse modelo tem história. Existe há 40 anos. Já são 2,4 milhões de unidades vendidas em 188 países. Desde que foi produzido pela primeira vez, o carro passou por diversas melhorias e ganhou aficionados - no Japão existe um Clube do Jimny e são realizadas competições com esse compacto.

A meta inicial é produzir no Brasil 3.000 unidades do carro no primeiro ano. Rosenfeld afirma que ainda não há condições de adiantar o local da fábrica, mas ele revelou que a intenção é ter conteúdo nacional crescente ao longo do tempo. "Esse é um processo que passa pela certificação e homologação (do fabricante de peças nacional) pela matriz no Japão", cita.

 MARCA - A marca de automóveis Suzuki já é reconhecida mundialmente. É a quarta maior indústria automobilística do Japão e está em segundo nesse país no segmento dos compactos. Só no ano passado, a companhia produziu 2,3 milhões de veículos em 15 fábricas espalhadas pelo mundo.

No Brasil, o objetivo é consolidar-se não apenas com o Jimny, mas também com seus outros modelos - hoje a companhia traz também o SX4 e o Vitara.

Para isso, a empresa deve ampliar a rede de distribuição, chegando às 50 concessionárias até o fim do ano e, em 2011, atingir cobertura nacional. Os planos incluem o Grande ABC. A marca está prestes a inaugurar revendas em São Bernardo e São Caetano.

 SUSTENTABILIDADE - Luiz Rosenfeld assinala que a Suzuki está antenada com a onda de sustentabilidade e vem trabalhando no desenvolvimento de carros elétricos, embora ainda não tenha produtos desse tipo à disposição do consumidor.

A fabricante, no entanto, procura associar a marca a carros de baixo consumo de combustível, com tamanhos inteligentes para os grandes centros urbanos, e que aliem qualidade e praticidade, sem a necessidade de ostentar luxo.




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