Automóveis Titulo
Fique atento aos prazos de troca
Por Alexandre Calisto
Especial para o Diário
07/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Há quem duvide da eficácia de fluidos e aditivos nos veículos. Muitos motoristas nem sequer lembram-se de que esses líquidos têm um tempo de vida útil e que necessitam de troca. Especialistas alertam sobre sua importância não só para o funcionamento do veículo, mas também para segurança.

Óleo de câmbio, fluido de direção hidráulica, de freios, de embreagem, e aditivo de sistema de arrefecimento e de água do limpador de para-brisa são alguns itens que compõem a lista dos componentes importantes para o veículos.

Segundo o professor de Engenharia Mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Ricardo Bock, é comum os motoristas se esquecerem, ou não saberem, da existência dos fluidos de embreagem e de freio e poucas pessoas leem o manual do veículos. Devido à falta de conhecimento, muitos motoristas só se lembram dos fluidos quando o carro apresenta problemas.

A presença dos compostos é fundamental para manter a durabilidade das peças, em alguns casos eles agem para evitar atritos entre elas e até a oxidação. "Sem esses produtos todo sistema é comprometido, deteriora em pouco tempo" explica Bock.

 

Para os que utilizam pouco o veículo, é engano achar que não haverá problemas. O tempo de uso dos fluidos e aditivos também tem que ser levado em conta. De acordo comRubens Venosa, engenheiro mecânicoe proprietário da oficina Motor Max, os motoristas que passam muito tempo parados no trânsito ou viajam com frequência devem realizar a troca periodicamente. Ele ainda lembra que os compostos devem ser usados somente para manter a qualidade das peças.

Antes de comprar qualquer fluido ou aditivo é preciso levar em conta as considerações feitas pela montadora do veículo e as espeficidade do produto. Além disso, o período em que se deve realizar as trocas também deve constar no manual do proprietário. Bock ressalta que a manutenção sai sempre mais em conta do que o conserto.

 

APLICAÇÃO

A aplicação e a troca dos líquidos devem ser feitas por especialistas em oficinas autorizadas ou em concessionárias.

 

Combustível aditivado ou aditivo

 

Especialistas e fabricantes dividem opiniões sobre aditivos para combustível. De um lado, empresas garantem a eficiência do produto em dose menor e com componentes mais concentrados. De outro, especialistas e montadoras afirmam que a gasolina aditivada é a mais recomendável.

Independentemente da escolha, tanto o aditivo como a gasolina aditivada têm a função de manter limpos o tanque e toda área que entra em contato com o combustível.

Quando não há sujeiras, o motor gasta menos combustível e funciona corretamente, por isso é comum encontrar propagandas que prometem a economia de combustível.

Para Ricardo Cury, diretor comercial da Draft, fabricante de aditivos, quando o consumidor opta por comprar o frasco e aplicar o produto, ele tem certeza do uso do aditivo, ao contrário de abastecer nos postos de combustíveis.

Opinião também defendida por Graziano Oliveira, consultor técnico da Radiex, fabricante de aditivos, que sugere o uso do produto para quem abastece em diversos postos e questiona a qualidade do combustível.

Henry Joseph, diretor da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), explica que os objetivos são os mesmos, mas indica aos consumidores o uso do combustível aditivado. "mesmo com o preço um pouco elevado, recomendamos o uso da gasolina aditivada, justamente por apresentar resultados comprovados e que são regulados pela ANP Agência Nacional do Petróleo)", afirmou.

Ainda segundo o diretor, as grandes montadoras orientam seus clientes, por meio do manual do veículos, a usar apenas o combustível aditivado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;