Setecidades Titulo 'Amigos da Praça'
Santo André lança programa para manutenção de áreas verdes
Por Daniel Macário
Diário do Grande ABC
01/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Com objetivo de fortalezar a manutenção de áreas verdes do município, a Prefeitura de Santo André oficializou na última semana mudanças nas regras para adoção de praça. Agora, além de permitir empresas no processo, também inclui pessoas físicas que queiram ser responsáveis pela conservação de espaços de lazer.

Para incentivar novos parceiros, a administração lançou o programa Amigos da Praça, cujo intuito é desburocratizar o antigo projeto que vigorava no município. Na prática, o novo modelo simplifica a documentação necessária para a participação de pessoas físicas. A partir de agora é necessário somente a apresentação de RG, de CPF e de comprovante residencial.

Segundo a Prefeitura, antes da adaptação do antigo projeto vigente somente 15 áreas haviam sido adotadas em período de 18 anos. Esse número já foi ampliado para 28 neste ano, e a expectativa é que esse índice seja estendido com o lançamento do programa Amigos da Praça, podendo, assim, atingir maior percentual. Santo André possui atualmente 300 praças.

“Somos muito acostumados a crer que os governos têm de fazer tudo sozinho, e não tem. O modelo, por si só, já mostrou não ser possível. Por mais que a gente melhore a manutenção, por mais que a gente invista, mesmo assim não conseguimos dar conta. Neste ano mesmo, a administração já fez a roçagem de mais de dois milhões de metros quadrados, tapou mais de 30 mil buracos, trocou mais de 3.500 lâmpadas e recolheu mais de 700 toneladas de lixo que estavam espalhadas pelas ruas. Porque se não tiver essa união e parceria com a sociedade, com as empresas e os usuários do entorno das praças, não vamos conseguir construir a cidade que tanto queremos”, explica o prefeito Paulo Serra (PSDB).

A expectativa, segundo o chefe do Executivo, é que o programa crie nos moradores a ideia de que todos podem ajudar a fazer uma cidade melhor, com cada um fazendo sua parte. Dentre as obrigações de empresas e moradores que adotarem uma praça estão a irrigação da área vegetada sempre que houver plantios ou em períodos de estiagem prolongada. Os equipamentos da área verde permanecem com o padrão adotado pela Prefeitura, devendo obedecer critérios de segurança, aparência e preservação.

No caso da iniciativa privada será disponibilizado, como contrapartida, uma imagem publicitária da empresa com nome e logo da mesma. Já pessoas físicas poderão ter seus nomes divulgados em placa afixada na área verde.

Segundo a administração andreense, interessados em participar do programa devem enviar e-mail para programaamigosdapraça@gmail.com, informando a localização da praça de interesse. A partir disso, será realizado o chamamento público que indicará a data para que eventuais parceiros apresentem a documentação.

Na terça-feira, a Prefeitura publicou chamamento a interessados em adotar sete espaços: praças Presidente Kennedy, Cristo Operário, Carlos Abondante e Orfeu Scucuglia; área verde na Avenida dos Estados, em frente ao Shopping Global; Largo Abel Assunção Afonso e Parque Doutor Sérgio Cyrino da Silva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;