Esportes Titulo
Federação planeja instalar ciclofaixa no Grande ABC
Marta Teixeira
Do Diário do Grande ABC
30/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Assim como na São Paulo, a região deve ganhar em breve uma faixa exclusiva para bicicletas. A FPC (Federação Paulista de Ciclismo) pretende negociar com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC a instalação de uma ciclofaixa nos mesmos moldes da que existe na Capital.

Criada em agosto do ano passado, a ciclofaixa paulistana tem atualmente dez quilômetros de extensão - do Parque das Bicicletas ao Parque do Povo -, funcionando aos domingos, das 7 às 17h.

"Temos um projeto inicial para o Grande ABC e vamos negociar com o Consórcio Intermunicipal para ver o interesse da população", afirmou ao Diário o vice presidente da FPC, Marcos Mazzaron. "Ela (ciclovia) poderia estar ligando uma cidade a outra ou não, tudo vai depender do que ficar acertado."

Na Capital, a adesão dos usuários (foram registrados 15 mil ciclistas em um fim de semana) levou à expansão da via que, segundo Maz-zaron, ganhará mais 40 quilômetros em breve, passando pelo Jockey Clube, Cidade Universitária e Parque Villa Lobos. "A ampliação deve começar a funcionar até fim de fevereiro."

Desde 2000, o número de ciclistas ativos no Estado cresceu dez vezes, segundo dados da FPC. Hoje, são 300 mil cadastrados, considerando-se apenas as pessoas que fazem uso regular da bicicleta para lazer ou locomoção pelo menos duas vezes na semana. "Existe uma demanda reprimida por espaço para o ciclismo", ressaltou o dirigente, lembrando que a modalidade não cresce mais pela limitação de ciclovias.

Assim como nas corridas de rua, o ciclismo de lazer é, muitas vezes, porta de entrada para as competições que, no mesmo período, triplicaram o número de eventos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;