Memória Titulo Comitê
No vale-tudo político, a força dos comitês
Ademir Medici
31/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Como vencer uma campanha eleitoral? A questão somente será esclarecida nos comitês eleitorais, o quartel-general dos candidatos. E é num esquema de estratégia militar que os coordenadores da campanha postam-se nestes redutos, distribuindo ordens e traçando planos, utilizando-se de todos os meios para atingir seus objetivos.”

Cf. reportagem do Diário, Comitê, indústria de votos, 10-10-1976.

 

Continuamos em São Bernardo rememorando as cenas da campanha municipal eleitoral de 1976. Em especial, passeando pelas imagens fotográficas que o Diário guardou, todas com a assinatura do repórter-fotográfico Ricardo Hernandes.

Os quatro principais candidatos – Tito Costa e Eduardo Novo pelo MDB, Aldino Pinotti e Élcio Cândido pela Arena – tinham seus comitês na Rua Marechal Deodoro; sempre a Marechal, que alguns anos depois seria tomada pelos metalúrgicos em greve; e que neste ano de 2016 recebe os apoiadores dos finalistas, Orlando Morando e Alex Manente.

Imaginem: o governador do Estado, Geraldo Alckmin, já deve conhecer de cor e salteado o miolo central da Marechal Deodoro, em torno do Largo da Matriz, de tanto que o tem percorrido e tomado café nos bares da vizinhança. Ele e tantos outros figurões que, ao que parece, descobriram a importância de São Bernardo no cenário nacional.

Há 40 anos eram outros personagens. Felipe Cheidde, por exemplo. Coube a ele coordenar a campanha de Élcio ‘Macalé’, numa Arena – partido oficial – mais que dividida. “Eu não estou apoiando o Geraldo (Faria Rodrigues). Eu estou apoiando o meu amigo Élcio Cândido”, dizia Cheidde do interior do comitê arenista. Lembrando: Macalé era o vice de Geraldo.

Escrevia o Diário: “No supermercado dos votos cada um contribuí com o que pode. Porém, a dívida só será resgatada no próximo ano (1977), quando o vencedor tentará cumprir suas promessas. E são estas promessas o principal motivo que leva todos aos comitês dos candidatos”.

 

Município Paulista
Hoje é o aniversário de Pedreira, criado em 1896, quando se separa de Amparo.

Pedreira nasce do sonho do coronel João Pedro de Godoy Moreira. Ele loteou os terrenos, fez arruamentos, doou lotes para a construção da capela de Sant’Ana, da delegacia e da cadeia, do hospital para o isolamento de doentes de moléstias contagiosas, do cemitério, da escola.

Coronel Moreira fez demandas à Comarca de Amparo para a elevação da vila em município. Encontrou resistências. Foi a São Paulo. Elevou a vila à capela curada, depois à cidade. Fez festa, comemorou e o bairro dos Pedros transformou-se em Santana de Pedreira, mais tarde, Pedreira.

Cf. Adílson Spagiari, tendo por fonte o Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 31 de outubro:

No Rio Grande do Sul, Bom Retiro do Sul e Garibaldi.

No Paraná, Campo Bonito e Morretes.

No Maranhão, Coelho Neto e Sambaíba.

No Espírito Santo, Marechal Floriano.

Em Goiás, Mineiros, Palminópolis e Pontalina.

No Ceará, Penaforte.

No Pará, São Miguel do Guamá e Viseu.

Fonte: IBGE.

 

Hoje

Início da Semana de Prevenção contra doenças do coração

Dia do Saci

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 31 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6278

Manchete – Atraso de prestação vai gerar multa de até 10%

Política – Candidatos condenam o abuso do poder econômico em nova rodada entre os candidatos a deputado federal no Imes/São Caetano. Participam: Gilberto Gonçalves (PH), João Brabo (PDS), Eduardo César (PDS), Osvaldo Ceoldo (PT) e Jaime Vicente (PSB).

Trabalho – Operários promovem operação tartaruga na Volkswagen.

Cultura – O poeta do tempo completa 84 anos. Jornalista Regina Belletato Fonseca destaca o aniversário de Carlos Drummond de Andrade.

Guido Fidelis: o poeta mais expressivo do Brasil.

Antonio Possidonio: foi o primeiro a quebrar as convenções.

 

Em 31 de outubro de...
1906 – A Câmara Municipal de São Bernardo, hoje Santo André, cria os impostos sobre estábulos e vacas leiteiras no Grande ABC (ato número 35).

916 – O operário Francisco de Barros, 32 anos, residente em São Bernardo, por uma velha rixa de família foi agredido com uma facada pelo cunhado, Lino Pinto. Removido para São Paulo, Francisco foi atendido pelo médico Machado Marcondes e internado no Hospital da Misericórdia.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ataque alemão às posições de Maisonnette, na França, repelido com grandes perdas para os assaltantes.

1936 – Fortunato B. Finco Netto nasce em São Bernardo. Jovem mariano, ele faleceu num acidente de ônibus na Estrada Galvão Bueno, em 1958, quando se dirigia com amigos à quermesse de Santo Antonio no bairro Batistini.

1971 – Hoje, no Cine Tangará, em Santo André: Deu a Louca no Mundo, produção de Stanlay Krammer; estrelando: Spencer Tracy.

1976 – Diário adquire nova loja em São Paulo, na Avenida São Luiz, esquina com a Rua da Consolação, onde instala sua sucursal paulistana.

Banda Infantojuvenil de Rudge Ramos sagra-se campeã nacional. Alcançaria o bicampeonato em 1977 e o tri em 1978.

 

Santos do Dia
Santo Afonso de Palma, ou Afonso Rodrigues (Espanha: Segóvia 1532 – Palma, Ilha de Maiorca, 1617). Irmão leigo e porteiro no colégio jesuíta de Monte Sion, em Palmas de Maiorca, no Mediterrâneo. Procurado por grande número de pessoas em busca de aconselhamentos.

Fonte: professor Felipe Aquino

 

Antonio de Milão

Foilano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;