Política Titulo
S.Caetano está de olho na Copa de 2014
Jessica Cavalheiro
Do Diário do Grande ABC
24/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


São Caetano aguarda para saber se será uma das quatro cidades do Estado de São Paulo escolhida para subsediar a Copa do Mundo de 2014. O município foi um dos 41 pré-selecionados pela Secretaria Estadual de Esportes para concorrer a uma vaga.

Caso a cidade seja mesma escolhida, o principal palco para receber a delegação, o Estádio Anacleto Campanella, terá que passar por grandes intervenções.

Para o secretário de Esportes e Turismo da cidade, Mauro Chekin, a ideia é aguardar a decisão final do Estado, que segundo ele, deve acontecer até dezembro, para poder dar início às necessárias mudanças. "Um investimento no porte que a Fifa propõe seria viável se realmente formos escolhidos para ser uma das subsedes", afirmou.

O secretário garantiu que independente da possibilidade de São Caetano fazer parte do mundial, o Anacleto Campanella passará por reformas com o objetivo de poder sediar, pelo menos, campeonatos nacionais. Entretanto, o projeto de reforma no estádio ainda está em fase de estudo e inclusão no orçamento para o próximo ano.

Atualmente o estádio se encontra liberado para uso parcial, porém passou por diversas dificuldades de liberação e, por consequência, o time de futebol profissional da cidade, a AD (Associação Desportiva) São Caetano, já teve que mandar seus jogos da série B do Brasileirão em outros estádios, por ordem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Arena - Para o vereador de São Caetano Fabio Palácio (PR) a intenção é outra. Por meio de indicação ao prefeito, o republicano propõe a transformação do Anacleto Campanella em uma Arena Multiuso com Parceria Público-Privada (PPP), independente da cidade ser escolhida para subsediar a Copa.

"A intenção é que a Arena Multiuso seja um dos principais palcos de São Caetano e da região para a realização de eventos, como shows, espetáculos e convenções, além de partidas de futebol e outros esportes", afirmou Fabio.

O vereador acredita que o fato do município poder fazer parte do Mundial poderia abrir portas para a concretização do projeto. "Essa é a hora de conseguir investimentos com parcerias privadas. Com a Copa no Brasil, vários estádios serão construídos ou adaptados no conceito de Arenas."

De acordo com o republicano, a transformação valorizaria a região e potencializaria a economia do município.

Projetos do Executivo movimentam sessões extraordinárias hoje
Quatro projetos encaminhados pelo prefeito José Auricchio Júnior (PTB) serão votados hoje na Câmara, em duas sessões extraordinárias, para primeira e segunda discussão. A atividade tem início às 11h.

A primeira matéria da ordem do dia concede aos alunos inadimplentes da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) benefício para pagamentos de dívidas referentes ao exercício de 2008.

O segundo projeto cria o FMHIS (Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social) tornando São Caetano apta ao SNHIS (Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social), processo do governo federal para incentivo a obras habitacionais para a população de baixa renda.

Em seguida, os vereadores votam propositura que prevê o reajuste na tabela de vencimentos dos servidores públicos. O aumento para os funcionários será de 4,2%. No mesmo projeto, é concedido reajuste na gratificação remuneratória por risco de vida dos integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal). O mesmo percentual concedido aos trabalhadores da Prefeitura será aplicado aos funcionários da Câmara por meio de projeto encaminhado pela mesa diretora do Legislativo.

A quarta peça do Executivo cria o Conselho do Fundeb, que será formado por dez integrantes, entre eles representantes de pais, estudantes e professores. O objetivo é acompanhar a distribuição, transferência e aplicação dos recursos do fundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;