Economia Titulo
Balanços vao comprovar necessidade de reajustes, diz Volswagen
Do Diário do Grande ABC
11/05/1999 | 10:04
Compartilhar notícia


O presidente da Volkswagen do Brasil, Herbert Demel, disse achar "ótimo" que o governo verifique os balanços das montadoras para comprovar a necessidade dos reajustes de até 9,98%, anunciados na semana passada. "Eu só nao quero que o governo mostre esses números para a imprensa ou espalhe por aí", disse. "Nós perdemos dinheiro, nós investimos e alguém diz: 'Continuem congelados'", completou.

Segundo Demel, a Volkswagen nao tem nenhum problema em comprovar os custos. Disse, ainda, que o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Hélio Mattar, errou ao dizer que a pressao da mudança cambial nos custos era de apenas 8%. O executivo explicou que 20% dos seus componentes sao adquiridos por importaçao direta. "Isso já daria 8%. Mas o Hélio esqueceu dos 80% restantes, comprados no Brasil, 25% representam conteúdo importado pelos nossos fornecedores", disse. "Isso é só câmbio. Nao estamos contando com os juros e a inflaçao", completou.

Segundo ele, a Volkswagen perdeu dinheiro desde o início do ano e todo o setor deverá perder ainda mais. Ele acredita que as negociaçoes entre o governo e o setor poderao resultar numa nova fórmula para substituir o acordo emergencial. O governo se reunirá com as montadoras, hoje, em Sao Paulo, para começar a avaliar os balanços. Foi contratada a empresa de consultoria Trevisan para ajudar no trabalho. Os sindicalistas também estarao presentes na reuniao que acontecerá no Ministério da Fazenda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;