Esportes Titulo
Companheiros viram concorrentes na Meia Maratona
Por Bianca Daga
Especial para o Diário
31/07/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


A equipe pela qual correm é a mesma, a ASA/São Bernardo. Mas os objetivos dos atletas Agnaldo José da Silva e Waldecir Delmonte dos Santos são bem diferentes para a Meia Maratona de São Bernardo, prova de 21 quilômetros disputada amanhã, com largada às 8h15, em frente ao Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy.

Mais novo, 29, Agnaldo começou a correr profissionalmente há três anos e tem como meta superar o quinto lugar de 2009. "Acho que dá porque no ano passado a diferença foi muito pequena", lembrou, confiante.

Já Waldecir, 41, corre profissionalmente há cinco anos e quer alçar voos mais altos. "Dá para ficar entre os três primeiros. Os quenianos são fortes, mas posso vencer". destacou, se referindo a um dos favoritos, o queniano Kipkemei Mutai.

Os dois corredores conhecem a prova e também diferem nas opiniões sobre os pontos mais difíceis do percurso.

"A parte mais complicada é no 12º quilômetro, na rua Cristiano Angeli, porque é uma subida muito longa, de cerca de 300 metros", avaliou Agnaldo.

"A Piraporinha, no quilômetro 18, é o ponto mais difícil, porque já está perto do fim e pode decidir a prova", discordou Waldecir.

Os atletas podem ser companheiros de equipe e treinarem juntos, mas na hora da prova, será cada um por si. "No domingo (amanhã), depois que a largada for dada, não vai dar pra respeitar muito não", brincou Agnaldo.

Preparação - A Meia Maratona exige preparação diferente das provas de 10 quilômetros, por exemplo. Segundo os corredores, os treinamentos começam um mês antes e chegam a ter o dobro de volume. com 180 quilômetros de corrida por semana.

E para quem pensa que na véspera da prova os dois terão sossego, muito pelo contrário. Hoje, farão 30 minutos de corrida leve e 10 retas de 100 metros, "Se não treinamos na véspera, a musculatura relaxa e temos que manter o ritmo", explicou Waldecir.

A competição abre as comemorações de agosto pelos 427 anos da cidade, que serão completados dia 20.

Trajeto - Depois de largar, os corredores contornarão rotatória na Avenida Lucas Nogueira Garcez, passarão novamente pelo ponto de saída e seguirão sentido Avenida Senador Vergueiro.

Principais vias do município serão interditadas
O percurso da Meia Maratona de São Bernardo prevê passagens por 17 vias do município - como as avenidas Senador Vergueiro, João Firmino, Francisco Prestes Maia, Rotary, Piraporinha, Lucas Nogueira Garcez, Índico e via Anchieta -, que ficarão interditadas durante alguns períodos do dia, amanhã.

Na Vila Euro, por exemplo, a única alternativa de entrada e saída do bairro será pelo viaduto Tereza Delta, segundo a Secretaria de Transportes e Vias Públicas.

Para auxiliar os motoristas, faixas informativas serão espalhadas, indicando pontos de desvio e o horário previsto de interdição de cada local. Agentes da Monitoria de Operações da ETCSBC e SBCTrans também estarão nas ruas para prestar assistência.

O itinerário das linhas de transporte coletivo do município também sofrerão alterações. Para obter informações detalhadas, os usuários podem ligar para o telefone 0800192280.

A dica do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) é para quem puder evitar o itinerário no horário da competição, que tem largada marcada para as 8h15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;