Setecidades Titulo Habitação
Sto.André entrega 176 unidades habitacionais

Com obras iniciadas em 2010, Conjunto Procópio Ferreira é finalizado com quatro anos de atraso

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
29/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de Santo André entregou ontem pela manhã 176 moradias do Conjunto Habitacional Procópio Ferreira, localizado no Jardim Silvana. Iniciada em 2010, a obra do empreendimento foi concluída com quatro anos de atraso. A administração municipal tinha previsão para finalizar os trabalhos em junho de 2011, entretanto, as intervenções ficaram paralisadas por quase dois anos após rescisão de contrato, em fevereiro de 2012, com a primeira empreiteira responsável.

Com investimento total de R$ 8,2 milhões, provenientes do governo federal, o empreendimento é vinculado ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em parceria com a Prefeitura de Santo André. As unidades habitacionais irão contemplar famílias dos núcleos Pedro Américo, Gamboa, Ciprestes/Irene e Espírito Santo 1 e 2.

De acordo com o prefeito da cidade, Carlos Grana (PT), com a conclusão de mais um conjunto habitacional, a gestão está próxima de cumprir promessa prevista no plano de governo de entregar, até o fim do próximo ano, aproximadamente 3.000 moradias. “Já são 2.328 casas populares entregues até agora, sem contar o potencial que temos de aumentar esse número com as obras que ainda estão em andamento no município.”

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação da cidade, Paulo Piagentini, já no primeiro bimestre de 2016 outras obras serão iniciadas. “Ano que vem começamos a construção de mais 900 unidades na Adriático. Já estamos com projeto aprovado e assinado pela Caixa (Econômica Federal), portanto, em fase final.”

A auxiliar de limpeza Ednalva Rocha Nascimento, 34 anos, foi uma das beneficiadas com a entrega do conjunto habitacional do Jardim Silvana. “É uma felicidade imensa. Estava em uma casa muito precária, o esgoto passava atrás dela e, quando chovia, molhava mais dentro que fora. Agora eu e meus filhos vamos ter qualidade de vida”, diz a moradora do Jardim Ciprestes.

REFERÊNCIA

Ainda ontem o prefeito realizou a entrega do Centro de Referência da População Negra Januário de Camargo, primeiro do tipo da região Sudeste e o segundo em todo território nacional. O espaço fica localizado no mesmo prédio do 6º DP (Jardim do Estádio) de Santo André.

Trata-se de um local para convivência e aprendizado por meio de cursos de aperfeiçoamento técnico, além de consulta a banco de dados digital sobre a população negra.

Presente na inauguração, o secretário nacional de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Ronaldo Ramos, destacou a importância do centro. “É fundamental ter esses locais como referência para a população.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;