Política Titulo Possível acordo
Suares pede manutenção de servidores da Sama

Novo superintendente defende que Sabesp absorva funcionários caso assuma abastecimento

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
18/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Empossado hoje como superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), o vereador Paulo Suares (PT) indicou ontem que, caso avance o acordo para que a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) reassuma o abastecimento de água na cidade, vai forçar para que os servidores da autarquia municipal sejam absorvidos pela empresa estadual.

Atualmente, a companhia municipal conta com cerca de 90 servidores concursados. “A Sabesp tem de ter esse entendimento (de absorver os funcionários), não sei se existe essa possibilidade. Caso contrário, o município vai ter de continuar com a Sama, com outro papel de atuação, e a autarquia adaptaria os cargos às novas funções”, discorreu o petista.

Profissional da área de contabilidade e secretário de Finanças da última gestão do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), Suares assume o comando da Sama a fim de encabeçar o processo de negociação para que a Sabesp reassuma os serviços de distribuição de água na cidade. A entrega da Sama à estatal é tida como prioridade pelo Paço para solucionar o imbróglio envolvendo as dívidas da autarquia com a estatal – referentes à quebras de contrato por conta da municipalização dos serviços e à diferença do valor da água comprada da empresa estadual.

Com o caixa da Sama comprometido e com problemas na rede de abastecimento, Donisete também investe na PPP (Parceria Público-Privada) para conceder a exploração do serviço. Para Suares, entretanto, não há preferência entre as alternativas. “A prioridade (do governo) é o que será melhor para a população”, ponderou.

TROCA
Além de Suares, o prefeito Donisete Braga (PT) anuncia hoje pela manhã, no Paço, a troca de mais três cargos no primeiro escalão. Então superintendente da Sama, Alessandro Baumgartner assume a Secretaria de Finanças, no lugar de Ruzibel Sena. Para a Pasta de Trabalho e Renda, o prefeito indicou Claudio Donizete Lourenço (PDT), que substitui Marcelo Lucas Pereira.

Outra mudança ocorrerá na Secretaria de Habitação, hoje comandada pelo PSB. O ainda responsável pela Pasta, Luiz Alfredo dos Santos Simão, é o primeiro suplente de vereador da coligação PT-PSB e assumirá a vaga deixada por Suares na Câmara. Em seu lugar na secretaria, o cotado é Rinaldo Lage (PSB). Dessa forma, os socialistas passam a contar com duas cadeiras no Legislativo e o PT, três.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;