Suplementos Titulo Vestibular
Carreiras da área da Saúde estão entre as mais procuradas

Dos 20 cursos listados em pesquisa nacional, Enfermagem está em 6º e Medicina, em 17º; na região, USCS é opção para estudantes

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
03/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A área da Saúde teve oito cursos entre os 20 mais procurados do País em 2013, conforme a quinta edição do Mapa do Ensino Superior elaborado pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior). São eles: Enfermagem (sexto lugar), Psicologia (sétimo lugar), Fisioterapia (11º lugar), Educação Física (13º lugar), Farmácia (15º lugar), Medicina (17º lugar), Nutrição (19º) e Odontologia (20º lugar).

Em 2013, as instituições privadas de Ensino Superior do País receberam 193,4 mil matrículas para o curso de Enfermagem, 153,2 mil para Psicologia, 96 mil para Fisioterapia, 82,9 mil para Educação Física, 74,4 mil para Farmácia, 66,2 mil para Medicina, 59,3 mil para Nutrição e 56,4 mil para Odontologia.

Também entre os 20 cursos com maior índice de concluintes, oito são pertencentes ao grupo da Saúde: Medicina (83,6%), Psicologia (54,6%), Nutrição (53%), Ciências Biológicas (51%), Educação Física (46,2%), Farmácia (45,3%), Enfermagem (43%) e Fisioterapia (40,9%).

As carreiras da Saúde correspondem à segunda área de maior procura pelos candidatos no vestibular na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), ressalta o pró-reitor de graduação da instituição de Ensino Superior, Marcos Antonio Biffi. “Em quantidade de alunos, só perde para a área de negócios, que é o nosso carro-chefe”, destaca.

Uma das mais buscadas, a Fisioterapia passou a fazer parte do dia a dia dos hospitais, unidades de Saúde e está em ascensão, segundo Biffi. “O mesmo acontece com o curso de Farmácia, por exemplo. Podemos observar a abertura de diversas farmácias pelo País. E hoje existe uma legislação que obriga cada estabelecimento a ter um profissional formado. Sem falar nas opções dentro das indústrias farmacêuticas”, lembra.

Assim como a Enfermagem, Biffi ressalta o avanço da demanda por profissionais da Psicologia no mercado de trabalho. “Nos últimos anos, observamos a abertura de diversos postos com a inauguração de AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), o que gera oportunidade de concursos para atuar nas equipes de Saúde da Família, por exemplo”, garante.

Ao todo, a área da Saúde engloba 23 carreiras, entre elas Biomedicina, Fonoaudiologia, Radiologia, Terapia Ocupacional, Musicoterapia e Oftalmologia.

Maioria dos alunos de Enfermagem está na segunda graduação

Apenas 10% a 15% dos alunos do curso de Enfermagem estão na área sem ter atuado anteriormente. Conforme a coordenadora do curso responsável por formar enfermeiros da Anhanguera, Zaira Barbara da Silva, a maior parte dos estudantes já tem formação em nível técnico ou como auxiliar e busca na segunda graduação melhor colocação no mercado de trabalho e salários mais elevados.

“Estes profissionais procuram a área porque percebem que a Enfermagem oferece leque amplo de atuação. São mais de 50 opções de especialização e vagas disponíveis em diversos segmentos, como home care, docência, auditoria, nos programas de Saúde da Família.”

O perfil do profissional da área deve ser o de cuidador. “Meu conselho é que tenham carinho pelo outro. Sigam o princípio de São Camilo de Lelis, patrono da Saúde, que é o de colocar amor na ponta dos dedos, porque o doente está fragilizado e precisa desse apoio”, ressalta.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;