Política Titulo
Brasil e China assinam acordos comerciais e de cooperação
Por Do Diário OnLine
Com Agências
25/05/2004 | 00:08
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da instalação do Conselho Empresarial Brasil-China, em Pequim, e defendeu o fortalecimento das relações entre os dois países. A cerimônia foi considerada a mais importante da visita brasileira à China, pois abre caminho para novos negócios entre as duas nações.

Foram firmados dez acordos em diferentes áreas. Os documentos, assinados por ministros dos dois países, incluem um memorando de entendimento para explorar iniciativas nas áreas de infra-estrutura, transporte e energia.

Também foi assinado um acordo para flexibilização na concessão de vistos de negócios, a fim de facilitar a entrada de empresários nos dois países. E ainda um tratado de cooperação judiciária em matéria penal, um acordo de cooperação esportiva e um memorando de entendimento na área de segurança de produtos alimentares.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hu Jintao assinaram comunicado conjunto que estabelece o fortalecimento da confiança política mútua como um dos princípios a orientar as relações entre os dois países. Eles também expressaram a necessidade de mudanças na ONU (Organização das Nações Unidas), para que os países em desenvolvimento assumam papel de maior destaque na instituição.

"Brasil e China estão desenvolvendo uma parcela estratégica, diria mesmo exemplar, entre países em desenvolvimento", avaliou Lula. "Nos últimos anos, o comércio bilateral tem apresentado excepcional crescimento, passando de US$ 1,5 bilhão, em 2000, para US$ 8 bilhões em 2003. Este é um dado que fala por si só".

O brasileiro ressaltou ainda que os dois países "têm muito em comum". "Compartilhamos o mesmo objetivo de integrar nossas economias, de forma competitiva, ao mercado globalizado do século 21. Mas procuramos vencer esse desafio sem deixar de lado nossas obrigações com o desenvolvimento econômico e social de nossos respectivos países".

Aliança- Em entrevista ao jornal China Daily, Lula defendeu uma aliança mais forte com a China para que os dois países consigam defender melhor os interesses das nações em desenvolvimento. O presidente qualificou o Brasil como "o maior país ocidental em vias de desenvolvimento" e a China como "o maior país oriental em vias de desenvolvimento".

"O Brasil e a China compartilham a visão de uma ordem internacional mais justa e mais eqüitativa, com base na multipolaridade e no respeito da lei internacional", declarou o presidente. "Esta convergência de pontos de vista torna possível uma melhor coordenação com os outros países em desenvolvimento, para que nossos interesses sejam melhor considerados nas discussões das grandes questões internacionais".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;