Cultura & Lazer Titulo
Carmen Miranda ainda é sucesso em mostra de SP
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
11/03/2003 | 09:27
Compartilhar notícia


Para que a lembrança da Pequena Notável, a cantora Carmen Miranda (1909-1955), não se perca. Essa é a intenção da exposição Carmen Miranda – Prá Você Gostar de Mim, em cartaz no saguão do edifício-sede dos Correios, no bairro paulistano do Jaguaré.

A mostra é uma iniciativa da Abapc (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem), sediada em Mauá. Participam da exposição 19 artistas. Dentre eles estão dois de Mauá (Deni Saez e Robert Richard, que também assinam a curadoria) e um de Paranapiacaba (Tony Gonzagto).

Acopladas aos trabalhos em colagem estão três mostras. Uma revela capas de discos de Carmen e outra, réplicas de figurinos usados pela Pequena Notável, feitas por alunos do Senai. Há, ainda, a exposição de selos temáticos da série Mulheres. “Temos uma parceria com os Correios”, diz Richard.

“A mostra começou em 2000, no Centro Cultural da Caixa, em São Paulo, e desde então tem viajado por outras galerias. Não imaginávamos a força que tem esse tema. À medida que muda o espaço, a exposição incorpora outras coisas e ganha novos artistas”, afirma Richard.

Apresentar ao público Carmen Miranda é a idéia da mostra. Para o artista e curador, a cantora pode estar fadada ao esquecimento. “A memória da cultura é perecível. Os prédios históricos caem no abandono, ninguém preserva. A memória dos grandes artistas também é assim. E Carmen é muito importante, divulgou a música brasileira”, diz.

Richard se sente incomodado com o tratamento que a questão da memória recebe dos veículos de comunicação. “A velocidade da informação é grande, e a mídia não dá espaço. O banal, como as egüinhas pocotós, toma conta. Se não mantemos os artistas vivos, a memória deles se apaga”, afirma.

Materiais diferenciados, como alumínio, areia, papel e terra são a fonte de trabalho dos artistas plásticos de colagem. No caso de Carmen Miranda – Prá Você Gostar de Mim, cada artista se inspirou em uma música gravada pela homenageada. “A maior dificuldade da curadoria foi obter patrocínio ou apoio cultural”, diz Richard.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;