Política Titulo
PPS entra com ação no STF questionando mudanças na regra do seguro desemprego
19/06/2015 | 00:02
Compartilhar notícia


Brasília, 18 (AEO PPS ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal para derrubar as restrições na concessão do seguro-desemprego, sancionadas pela presidente Dilma Rousseff esta semana.

Na ação, o partido pede uma liminar para suspender os efeitos da lei de forma retroativa à edição da medida provisória que tratou do assunto, data a partir da qual as mudanças passaram a valer. "As alterações promovidas no acesso ao benefício são inconstitucionais porque fizeram uma abrupta e radical modificação no regime jurídico e do direito social ao seguro-desemprego, que está diretamente relacionado com as garantias estabelecidas pela Constituição para proteger o trabalhador de eventos que possam suprimir as condições materiais de uma vida digna", explicou o deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE).

Para o deputado, o seguro desemprego é previsto na Constituição Federal e não pode "sofrer retrocesso". "Pretendemos impedir que os direitos fundamentais sejam condicionados à mera vontade política dos detentores temporários do poder", disse.

O Congresso aprovou medida provisória que altera de seis para 12 meses o tempo mínimo de trabalho para que o trabalhador possa ter acesso ao benefício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;