Política Titulo Grupo político
Marta mira Oswaldo, Siraque, Cafu e Edgar

Fora do PT e prestes a ingressar no PSB, senadora costura grupo político na região com ex-prefeituráveis

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
04/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Fora do PT e com compromisso de se filiar no PSB, a senadora Marta Suplicy costura apoios na região e mira alianças com ex-prefeituráveis que estão desprestigiados no petismo: Oswaldo Dias (Mauá), Vanderlei Siraque (Santo André), Carlos Augusto César, o Cafu (Rio Grande da Serra), e Edgar Nóbrega (São Caetano).

A manobra da senadora pode mexer drasticamente no cenário de disputa no processo eleitoral de 2016.

O caso mais escancarado ocorre em Mauá. Marta estreitou relação com o petista, quando foi prefeita da Capital (2001-2004), mesmo período em que Oswaldo comandou o Executivo mauaense.

O ex-prefeito, inclusive, anda frustrado com o correligionário e atual chefe do Paço, Donisete Braga. Reclamou internamente que Donisete descumpriu diversos acordos políticos firmados no passado e praticamente dizimou seu grupo dentro da administração. Oswaldo aceitou, com muito custo, ser substituído à frente da chapa petista no pleito de 2012 porque Donisete prometeu apoio a José Luiz Cassimiro (PT) nunca futura candidatura a deputado estadual. A adesão nunca chegou.

A situação mais problemática está em Santo André. No ostracismo, Siraque poderia encontrar resgate na legenda socialista, com a bênção da ex-prefeita. Entretanto, o petista encontrará de imediato com o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), que o derrotou na corrida pela Prefeitura em 2008.
Outro entrave surge com a iminente fusão do PSB com o PPS, o que faria Siraque ter companhia de Raimundo Salles (PPS), também prefeiturável em 2008 e que ficou em terceiro lugar.

Em São Caetano, o panorama poderia tumultuar jogo político, já que o ex-vereador Edgar Nóbrega, afastado do PT, abriria possibilidade de conseguir junto ao PSB novo projeto de candidatura ao Palácio Cerâmica, já que viu empreitada ruir em 2012.

Durante campanha eleitoral, Edgar renunciou a candidatura à Prefeitura após divulgação de vídeo em que ele aparece negociando com o ex-secretário de Governo Tite Campanella fazer oposição de fachada, além de cobrar suposto ‘mensalinho’ no Legislativo, Desde então, o ex-parlamentar distanciou-se dos holofotes da política.

O caso mais viável figura em Rio Grande da Serra, com Cafu, candidato derrotado do PT à Prefeitura nas eleições de 2004 e 2008. Também distante de liderar projeto da sigla no município – partido deve ser representado por Claudinho da Geladeira –, Cafu pode conquistar prestígio entre os socialistas, já que ligação próxima com Marta. O petista assessorou a senadora por vários anos.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;