Política Titulo Desligamento
Em S.Caetano, Auricchio demite amigo de Pinheiro
Por Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
07/01/2012 | 07:08
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), demitiu nesta semana Roberto Martins (PDT), diretor jurídico e coordenador das últimas quatro campanhas vitoriosas ao Executivo, inclusive das duas do petebista, em 2004 e 2008. Apesar de a Prefeitura informar que atendeu a critérios técnicos, o motivo do desligamento apurado pelo Diário foi a amizade que o advogado ostenta com o vereador Paulo Pinheiro (PMDB), que se desvinculou do bloco governista para concorrer ao Paço em outubro.

A mulher de Martins, Itomi Kanashiro (PPS), também foi exonerada do cargo comissionado de assessora da Secretaria de Planejamento. Ela, no entanto, seguirá trabalhando na Prefeitura, retomando a função de carreira como fiscal do ISS.

As exonerações foram publicadas ontem. Além de auxiliar as campanhas de Auricchio, Martins contribuiu para as vitórias de Luiz Tortorello (morto em 2004) nas eleições de 1996 e 2000. Mesmo com forte ligação com o grupo que governa a cidade há três décadas, não resistiu à debandada efetuada pelo prefeito entre os parceiros de Pinheiro. Em setembro, tão logo anunciou sua saída do PTB, o pré-candidato a prefeito viu seis aliados serem demitidos do Executivo.

"Tive uma conversa tranquila com o prefeito. Ele me chamou e disse que tomou a decisão por sofrer pressão do grupo político, talvez pela minha amizade com o Paulo." Questionado sobre a proximidade com o peemedebista ter sido o único motivo da exoneração, Martins riu, pensou alguns segundos, e emendou. "Tudo leva a crer que sim."

Bem-humorado, o advogado ainda ironizou as demissões. "Até fiquei lisonjeado com a importância política que atribuíram a nós. Achava que ocupávamos cargos técnicos." Ele e Itomi casaram no dia 29. Sobre o fato de serem exonerados na semana seguinte ao matrimônio, Martins considerou que ganhou "presente de grego".

Reforço do adversário - Com a demissão de Roberto Martins, Auricchio deixa o advogado livre para trabalhar na campanha de Paulo Pinheiro, reforçando o adversário do candidato governista a prefeito, que deverá ser definido em março. "Fico aberto não só ao Paulo, mas a qualquer outra candidatura que tenha interesse no meu trabalho. Digo isso porque ainda não conversamos (com o peemedebista)."

Pinheiro, por sua vez, antecipa que irá conversar com o advogado, e critica a postura de Auricchio. "Ele (Roberto Martins) é meu amigo. Mas ser meu amigo não pode ser motivo para exonerar. Se for assim, o prefeito terá de exonerar muita gente", considera, ao filosofar. "A vida se constrói com amizade, não com retaliação."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;