Internacional Titulo Eleição nos EUA
Romney vence primárias de Iowa por oito votos

Primárias abrem o processo de escolha do candidato
republicano que disputará Casa Branca em novembro

04/01/2012 | 06:26
Compartilhar notícia


O republicano Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, venceu as primárias do Estado de Iowa com diferença de apenas oito votos sobre o segundo colocado, o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum. Ron Paul terminou em terceiro lugar, com 21%.

Em seguida, vieram o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, com 13%; o governador de Texas, Rick Perry, com 10%; a representante de Minnesota, Michelle Bachmann, com 5%; e o ex-governador de Utah John Huntsman, com 1% dos votos. Após o fraco desempenho, Perry anunciou que voltará ao Texas para reavaliar a campanha. Inicialmente, ele pretendia viajar para a Carolina do Sul, onde haverá primárias no dia 21.

As primárias de Iowa, que abrem o processo de escolha do candidato republicano que disputará a Casa Branca na eleição de novembro, foram as mais apertadas disputas presidenciais na história do Partido Republicano. O recorde anterior é das primárias de Dakota do Sul, em 1936, com diferença de 257 votos.

Os resultados em Iowa são importantes porque dão aos mais votados o apoio para seguir arrecadando dinheiro e continuar com a campanha, para tentar ser o indicado a disputar o pleito contra o democrata Barack Obama, que tentará a reeleição. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;