Cultura & Lazer Titulo
Compositor polonês ganha o Prêmio Príncipe das Astúrias
Das Agências
30/05/2001 | 09:50
Compartilhar notícia


O compositor polonês Krysztof Penderecki ganhou o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes de 2001, dotado com cinco milhões de pesetas (25.713 dólares) e atribuído esta quarta-feira em Oviedo, na Espanha.

Penderecki, 68 anos, e cuja candidatura foi apresentada pelo Governo da Polônia, figurava entre os três favoritos ao prêmio, junto com o escultor e pintor norte-americano de orígem espanhola Richard Serra e o arquiteto japonês Tadao Ando.

Finalmente, o júri, presidido pelo ex-ministro espanhol José Lladó, fundador da entidade Amigos do Museu do Prado, optou pelo compositor polonês, considerado o maior representante da jovem escola polonesa de compositores e "um clássico universal dentro da vanguarda da música clássica de nosso século".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;