Cultura & Lazer Titulo
Carreira sob controle
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
08/11/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


As atividades da faculdade fizeram com que cinco jovens apaixonados por cinema criassem a produtora Controle Remoto Filmes. Os rapazes levaram o projeto adiante e hoje a quantidade de serviços é tamanha que já veem o sonho de realizar seu longa-metragem mais perto do que nunca. As ideias de Bruno Graziano, Cleber Isler, Bruno Dias, Murilo Costa e Everton Oliveira - os dois últimos de São Caetano - não param de aumentar e eles são prova de que é possível viver do audiovisual no Brasil. 

O quinteto oficializou o projeto em 2007 em meio às aulas do curso de Cinema Digital da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo. O bacharelado já não é mais oferecido pela entidade, mas foi o bastante para ajudá-los a chegar mais preparados para um ramo que não para de crescer. "É bem difícil começar nesse mercado, mas hoje há muito trabalho e quem reclama da área é que é ruim. O mercado está no auge e estamos sabendo aproveitar", afirma o paulistano Graziano, único do quinteto que não completou o curso no fim de 2009. "A união fez com que pudéssemos produzir. A Controle foi a oportunidade que criamos para entrar no mercado por nós mesmos", explica Oliveira.

Encontros às sextas para troca de ideias em bar próximo da universidade deram o nome à produtora. Segundo eles, era o único local que disponibilizava o controle remoto da televisão para que pudessem colocar no canal que desejassem.

A lista de projetos conta com um total de dez videoclipes, nove curta-metragens, duas publicidades para o cinema, um programa de culinária transmitido na MTV e diversos comerciais espalhados pela internet. Apesar de tudo, o trabalho mais conhecido são os vídeos da banda-fenômeno Restart. Sucessos como "Recomeçar", "Levo Comigo" e "Pra Você Lembrar" ganharam imagens nas mãos dos rapazes, que não param de receber propostas de outras bandas.

A parceria com o Restart deu tão certo que o vídeo de "Recomeçar" foi indicado na categoria melhor clipe na edição deste ano do Prêmio Multishow e saiu vencedor do Clipe do Ano no VMB 2010, promovido pela MTV. "Tivemos muita sorte e muita visão de saber o que o mercado estava moldando. Sempre soube qual seria o próximo grupo do momento e vi que eles iriam estourar. Senti que daríamos a atenção que eles mereciam. Foi bom para todos", diz Oliveira.

Aproveitando o visual colorido dos integrantes e o clima positivo das músicas, os ‘controles' moldaram conceitos como jogar balões de tinta nos músicos, colocá-los para tocar entre centenas de fãs alucinadas e mostrar como seria a vida deles longe das câmeras. 

Além de pegar carona na onda Restart, a Controle Remoto tem na internet uma das principais aliadas. A facilidade para expor projetos para o público - e novos clientes - é enorme na rede e essencial para quem trabalha com vídeos. "A internet tem um potencial que precisa ser levado a sério. Tudo o que montamos pode ser visto pelos computadores em qualquer lugar do mundo. Metade dos nossos serviços surgiu porque alguém viu na internet e chegou até nós", confessa Graziano.

Para o ano que vem, eles irão transformar de fato a produtora em empresa e têm o objetivo de montar a própria sede. A longo prazo, esperam realizar o sonho de fazer com que a paixão pelo cinema ganhe forma. "A nossa pegada sempre foi o cinema e é o nosso desejo. Queremos contar histórias e agradar o maior número de pessoas possível. Trabalhamos hoje para podermos fazer um filme amanhã", diz Everton. O roteiro do longa já está quase definido e a ideia é concluí-lo até 2014. Enquanto isso, que o controle remoto rode pelos canais até chegar ao seu destino na telona.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;