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São Paulo aposta no biocombustível
Por Wilson Marini
Da APJ
10/11/2014 | 07:00
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A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Peugeot Citroën do Brasil deram as mãos nesta semana e assinaram convênio de cooperação com a USP, a Unicamp, o ITA de São José dos Campos e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) para o lançamento de um centro de pesquisa voltado ao desenvolvimento de motores de combustão interna para biocombustíveis. Entre os objetivos estão novas configurações de motores a biocombustíveis, veículos híbridos, redução de consumo, emissão de gases e seus impactos e a viabilidade econômica e ambiental de biocombustíveis. O investimento será de cerca de R$ 32 milhões por um período de dez anos. O desenvolvimento das pesquisas do centro será acompanhado por comitê internacional. As pesquisas de motores a etanol estavam suspensas no País desde 2006. A meta do centro é retomar os estudos e desenvolvimentos nessa área e testar tecnologias até então não usadas em motores a etanol como a de injeção direta. “Os motores dedicados a etanol podem trabalhar com taxas de compressão mais elevadas e ter maior velocidade de queima do que a gasolina”, afirma Waldyr Gallo, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Unicamp, coordenador do projeto. A combinação de diferentes tecnologias deverá contribuir para aumentar a eficiência de motores dedicados a etanol, segundo disse ele à Agência Fapesp. A meta é desenvolver um motor a biocombustível que se aproxime dos motores a diesel em termos de eficiência de uso do combustível.

Gás mais barato
O governo estadual anunciou nesta semana que vai construir um gasoduto para levar o gás natural da Bacia de Santos até os polos industriais do Estado em parceria com a iniciativa privada. O investimento será de R$ 11 bilhões e visa aumentar a oferta de gás natural no Estado, reduzir a dependência do produto distribuído pela Petrobras e baratear o preço do gás. O gás virá da exploração das empresas na Bacia de Santos. O gasoduto virá do Litoral até a região metropolitana de São Paulo, de onde será distribuído para todas as regiões do Estado. O custo do gás deve cair e elevar a competitividade dos polos industriais e também incrementar a geração de tecnologia. O projeto estará em operação num prazo de cinco a seis anos

Toyota bombando
A Toyota em Sorocaba comemorou dia 31 o início da exportação do compacto Etios para o Paraguai e o Uruguai, atualmente comercializado apenas nos mercados do Brasil e da Argentina. Inaugurada em 2012, a fábrica foi construída de modo que a geração de resíduos e o impacto das emissões nocivas ao meio ambiente fossem minimizados. A Toyota conta com unidades produtivas também em Indaiatuba e São Bernardo e um centro de distribuição de peças em Votorantim.

Fim do confinamento?
A Assembleia Legislativa deve votar projeto de lei do deputado Feliciano Filho (PEN) que proíbe a criação de animais em sistema de confinamento no Estado. “É uma das coisas mais tristes que existem”, diz ele. “Porcas que ficam sem poder se mexer, bezerros que tomam apenas leite e ficam praticamente imobilizados até o dia do abate para a carne ficar macia, galinhas poedeiras têm seus bicos serrados e ficam debaixo de luz dia e noite para não dormir e comerem mais”. Em muitos canis e gatis as matrizes são mantidas confinadas em gaiolas por toda a vida, sem acesso ao sol.

No ensino também
A Comissão de Meio Ambiente discutiu nesta semana outro projeto na mesma linha de defesa animal que restringe a utilização de animais em atividades de ensino no Estado quando existirem métodos alternativos. O projeto foi elaborado com a Comissão Permanente Antivivissecção do Brasil.

Lavagem a seco
Falta água, mas não criatividade para enfrentar a crise. Campos Machado (PTB) apresentou projeto de lei que permitiria a economia de mais de 2 bilhões de litros de água por mês na higienização de veículos se implantada a obrigatoriedade da lavagem a seco. A ideia é utilizar produtos químicos biodegradáveis, que não agridem a natureza e economizam água.

Internet nas estradas
Oferecer internet sem fio gratuita nas rodovias paulistas é a intenção do Projeto de Lei 560/2012, de autoria de Mauro Bragato (PSDB). Obriga as concessionárias de rodovias paulistas a disponibilizarem o acesso gratuito à internet sem fio aos usuários em toda a extensão das rodovias. Bragato diz que a internet é um serviço essencial e o acesso a redes sem fio tem que ser amplo em todos os espaços públicos. “É preciso democratizar o acesso às informações no Estado, principalmente para quem se desloca a trabalho, negócios ou lazer”, diz ele. 




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