Economia Titulo Consumo
Intenção de consumo das famílias cresce 0,6%
17/09/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


A intenção de consumo das famílias brasileiras cresceu 0,6% em setembro, atingindo 135,2 pontos, segundo mostra a ICF-Nacional (pesquisa nacional de intenção de consumo das famílias) , divulgada ontem pela CNC (Confederação Nacional do Comércio). É o quinto mês consecutivo de alta do índice. No acumulado do terceiro trimestre, a intenção de consumo dos brasileiras aumentou 1,7% em relação ao segundo trimestre, mas caiu 0,4% em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Segundo o documento de divulgação da pesquisa, as famílias mais pobres estão mais otimistas com suas intenções de consumo (alta de 0,8% no índice de setembro) do que as mais ricas (queda de 0,8% no mês). No que diz respeito aos indicadores regionais, o destaque do mês foi o Nordeste (+2,0% de alta no índice em setembro), responsável por 50% da alta do ICF no mês.

"Os resultados revelam elevada satisfação das famílias em relação às suas condições de consumo atuais", observam os economistas da confederação no documento.

INADIMPLÊNCIA
Por sua vez, apesar da intenção de consumir mais, houve aumento na inadimplência e no endividamento dos consumidores.

Segundo o documento de divulgação, "a sustentação da confiança dos consumidores em patamares elevados e o reaquecimento do consumo do terceiro trimestre tiveram reflexos no aumento do endividamento e da inadimplência em setembro". O percentual das famílias endividadas subiu de 59,1% em agosto para 59,2% em setembro. Destas, 9% disseram, em setembro, que não terão condições de pagar suas dívidas, ante 8,8% em agosto.

Os números de endividamento são parte da PEIC-Nacional (Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), também divulgada ontem.

O estudo mostra que 4,2% das famílias endividadas com renda superior a 10 salários-mínimos não terão condições de quitar suas dívidas, segundo o levantamento de setembro, ante 2,9% na pesquisa de agosto. O levantamento revela ainda que o cartão de crédito é o principal tipo de dívida para 71,5% dos brasileiros endividados, seguido pelos carnês (24,6%) e pelo crédito pessoal (10,7%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;