Economia Titulo Mão de obra
Construção civil também enfrenta falta de mão de obra
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
07/09/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


Em crescimento desde o segundo semestre de 2009, a construção civil também sofre com a falta de profissionais especializados.

Com os lançamentos dobrando na região e na Capital e as vendas de imóveis aumentando na ordem dos dois dígitos neste ano, o setor tem dificuldades para contratar profissionais, principalmente carpinteiros, azulejistas, encanadores, eletricistas e armadores.

A diretora do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), Rosana Carnevalli, afirma que o sindicato, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), chegou a abrir cursos de especialização para conseguir novos profissionais.

No entanto, o número de pessoas que procuraram o curso foi inferior à necessidade da demanda do segmento. "Não dá para qualificar esses profissionais de uma hora para outra. O SindusCon tem essa preocupação, mas esperávamos interesse muito maior", justifica Rosana.

Com a situação, a dirigente afirma que é cada vez mais comum o assédio de profissionais entre construtoras, o que colaborou para que os salários tivessem aumento.

Apesar de valores mais altos e bons acordos salariais firmados com o sindicato de empregados da categoria, a diretora avisa que a falta desses trabalhadores pode atrapalhar a construção civil em curto período de tempo. Com a situação, serão necessários prazos maiores para que as construtoras consigam entregar as obras.

"Estamos em um momento em que você depende de profissionais especialistas e, às vezes, com a obra em andamento isso gera atrasos. Isso pode acarretar problemas em modo geral", avisa a diretora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;