Economia Titulo Inflação
IPTU leva Fipe a esperar alta do IPC
Por
10/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Por causa dos reajustes do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) determinados pela prefeitura de São Paulo, a Fipe colocou viés de alta na projeção do IPC no mês de fevereiro, de 0,60%. Segundo o coordenador do IPC-Fipe, Antônio Comune, a tabela do imposto veio acima do reajuste esperado e, por isso, a inflação neste mês pode ficar maior que a prevista.

O IPTU tem peso de 1% sobre o IPC e, de acordo com os cálculos da Fipe, pode contribuir com 0,25 ponto percentual da inflação na Capital paulista. "É bastante coisa, considerando que a expectativa é de alta do índice perto de 0,60%", explica Comune. Na primeira leitura do mês, a alta do IPTU captada pelo IPC foi de 4,44%, contribuindo com 0,046 ponto percentual da alta do índice, que foi de 1,28%. Por causa desse reajuste, o grupo habitação acelerou a alta para 0,29%, ante 0,15% no fechamento de janeiro.

O que pode compensar o efeito do IPTU mais alto sobre a inflação em fevereiro é o comportamento do grupo alimentação que, segundo Comune, já mostrou na primeira quadrissemana do mês desaceleração mais rápida do que a esperada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;