Esportes Titulo Pelo terceiro lugar
Holanda foca invencibilidade para se motivar contra o Brasil

Se conseguir o terceiro lugar na Copa, holandeses voltam para casa pela primeira vez sem derrotas

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
12/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


O técnico da Holanda, Louis Van Gaal, já havia dito que não tinha interesse pela decisão do terceiro lugar e que essa partida entre os perdedores das semifinais deveria ser cancelada pela Fifa. Ontem, porém, o treinador mudou o discurso e encontrou um fato para motivar seus jogadores na busca pela vitória diante do Brasil: caso não perca o jogo, os holandeses voltam para casa invictos, já que foram derrotados apenas na disputa de pênaltis diante da Argentina, após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

Caso consigam a proeza, será a primeira vez na história que a seleção holandesa deixará um Mundial ilesa. “Isso será parte do meu discurso no meu último jogo e espero que os jogadores me deem um presente em forma de vitória, e então sairemos invictos. Lentamente, mas corretamente, estamos percebendo que nós temos que ter isso”, comentou Van Gaal.

Mesmo com o objetivo, o treinador não escondeu o desapontamento com a derrota para a Argentina, nos pênaltis. “Foi muito, muito triste e um sonho foi quebrado. Nada vai voltar porque tudo é sobre ser o campeão. Tudo é decepcionante. Estou desapontado porque viemos aqui com apenas um objetivo e que tínhamos a confiança de que poderíamos conseguir”, lamentou Van Gaal.

Sempre firme em suas declarações, o técnico holandês voltou a entrar na polêmica com Felipão. Os técnicos trocaram farpas durante a Copa. “Sempre me atento aos fatos. E o fato foi que o Brasil começou jogando primeiro a Copa do Mundo. Estava no Grupo A, como primeira equipe. E depois jogou a partida decisiva da primeira fase depois de nós. Agora, novamente os brasileiros jogaram antes e tivemos de entrar em campo um dia depois. Esses são fatos. Não vou lutar contra os fatos. A pergunta é: Por que isso? Scolari precisa pensar sobre isso. E ele pode fazer isso”, esclareceu Van Gaal, que vai assumir o Manchester United depois do Mundial.

Sobre o time que vai a campo, o treinador deve escalar exatamente o mesmo da semifinal, já que o meia Sneijder e o atacante Robin Van Persie, que reclamavam de dores musculares, treinaram normalmente ontem e foram confirmados na escalação inicial.

Histórico tem três confrontos por semifinais

Mesmo tendo jogado apenas 11 vezes na história – três vitórias para cada lado e cinco empates –, Brasil e Holanda proporcionaram três partidas marcantes em Copa do Mundo. Na última delas, válida pelas quartas de final do Mundial de 2010, disputado na África do Sul, os holandeses venceram por 2 a 1, eliminaram o Brasil e arrancaram até a final, quando perderam para a Espanha.

Quase todos os brasileiros, porém, se lembram da semifinal da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Na ocasião, em jogo recheado de alternâncias, o Brasil venceu por 3 a 2, com gols memoráveis de Bebeto e Branco, e embalou rumo ao tetracampeonato.

No Mundial seguinte, em 1998, na França, outra vez brasileiros e holandeses se enfrentaram nas semifinais em confronto dramático. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, o Brasil se classificou na disputa de pênaltis com atuação brilhante do goleiro Taffarel.

No histórico há ainda mais um confronto válido pela semifinal, na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Desta vez, os holandeses levaram a melhor e venceram por 2 a 0, mas foram derrotados pelos anfitriões na final.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;