Márcio Bernardes Titulo
Tristes argumentos

Campeonato Paulista comprova palpites negativos com final óbvio

Especial para o Diário
10/04/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Desde 21 de janeiro estamos vivendo o Paulistão-2012, sabendo antecipadamente tudo o que iria acontecer. Os defensores dessa fórmula equivocada afirmam que as 19 rodadas da competição valem, sim!

A possibilidade de o Palmeiras pegar o Guarani em Campinas é novidade. A outra é o Corinthians receber o Santos no Pacaembu na semi. Só isso?

Pessoalmente estou surpreso e decepcionado com os times de Ribeirão Preto, especialmente o meu Comercial. Vergonha futebolística.

O torneio regional de São Paulo precisa ser mais empolgante. Esse modelo não dá mais. A média de público é inferior a 1.000 pessoas por jogo. Até a várzea atrai mais gente. O ideal seria 12 ou 14 clubes, no máximo, mas por causa do Conselho Arbitral, cuja maioria é composta pelos pequenos, ninguém vai dar tiro no pé.

São várias as alternativas com os 20 clubes: modelo parecido com o da Copa do Mundo; supertorneio inicialmente com os pequenos e a entrada dos grandes em fase mais adiantada; dois grupos de dez e final entre os líderes de cada um deles; ou quatro grupos de cinco, dois turnos e final entre os quatro melhores...

Como a FPF está faturando bem com TV e patrocinadores, vai ser difícil convencer a cartolagem. A única esperança é a Globo perder audiência. Aí sim ela forçará mudança.

QUEM PAGOU A CONTA?

José Dirceu incrementou seus costumes burgueses a partir de 2002. Esqueceu sua época comuno-socialista e passou a frequentar bons e caros lugares. Nada melhor do que Paris para jantar com o presidente da CBF, José Maria Marin.

Ambos são pragmáticos. Um sabe que interessa ao outro. Um é o novo líder da organização da maior competição esportiva do mundo, que acontece no País em 2014. O outro pode reabrir as portas do governo federal, que foram fechadas para Ricardo Teixeira.

Não é possível terminar essa história sem lembrar Chico Buarque de Holanda: "mesmo com toda fama/com toda Brahma/ com toda cama/ com toda lama/ a gente vai levando/ a gente vai levando..."

DISFARCE E SINCERIDADE

Felipão disfarça e desdenha a queda de rendimento do Palmeiras. Alega que o time está oscilando bons e maus momentos na temporada. O torcedor não é bobo e percebe claramente que alguma coisa está acontecendo.

Enquanto isso, Muricy Ramalho usa de toda sinceridade, dizendo que o Santos não ganhou do São Caetano porque desdenhou o adversário. Apesar de o bandeirinha ter anulado gol legal de Ganso.

Futebol é assim. Com sinceridade ou não, quando não ganha os problemas aparecem. Mesmo quando o seu time é superior.

Conversa e empenho, a melhor receita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;