Cíntia Bortotto Titulo
Avalie seu ano profissional

Analisar pontos pessoais favorece crescimento na empresa

Por Cíntia Bortotto
17/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Mais um ano chega ao fim, e passou tão rápido! Antes de aproveitar as festas ou viajar com a família, é importante parar para uma breve reflexão: como foi 2012 para minha carreira? Fazer um balanço do que foi positivo e do que não foi tão bom assim, e que você precisa melhorar lhe garante uma chance maior do que você deve preservar e daquilo que deve aprimorar como profissional.

Fui promovido? Mudei de trabalho? Recebi um aumento? Tudo isso faz parte dos pontos que você deve considerar, mas não fiquemos apenas por aí. Aquele projeto importante foi concretizado? Você e sua equipe atingiram, ou ainda, superaram as metas? E do ponto de vista mais pessoal, você foi feliz fazendo o que fez? As pessoas notaram seus diferenciais? Você conseguiu produzir mais que no ano passado?

Se você conseguiu vender mais, por exemplo, pense no que fez para alcançar seu propósito. Pode ser que seu relacionamento com os clientes tenha sido seu grande trunfo neste ano, ou ainda, que tenha conseguido enxergar à frente. Pense no que você fez para fazer a diferença. E naquilo que possa não ter feito, caso não tenha chegado longe.

Com base nos resultados alcançados, você pode fazer uma análise e planejar o ano que vem de uma maneira muito mais segura. Você saberá se precisa de mais planejamento; em que áreas é necessário investir; se precisa de um treinamento comercial, ou em negociação; ou em qualquer outra área em que ainda possua menos força. É importante conhecer seu desempenho também para fazer um planejamento de carreira, processo que pode ser seu diferencial para o ano que está por vir.

Este tipo de avaliação pode ser determinante não apenas para seu desenvolvimento e sua carreira, mas também para o desempenho da empresa onde trabalha. Avaliar resultados é cabível a qualquer nível hierárquico, desde os trabalhadores do chão de fábrica até os altos cargos de gestão. É claro que, mantidas as diferenças, todos os níveis conseguem fazer a autoavaliação. Algumas empresas fazem neste período o fechamento do ano, elas calculam o resultado de negócios e depois partem para análises individuais, baseadas na avaliação de desempenho. Assim, fazer sua análise profissional também é uma preocupação da companhia.

Mas, acima de tudo, é importante que você esteja feliz desempenhando sua função. Quem está realizado naquilo que faz melhora significativamente seu desempenho e alcança com muito mais facilidade o sucesso. Espero que seu ano tenha sido bastante positivo. Que você continue seguindo confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;