Internacional Titulo
Asteróides homenageiam vítimas dos atentados nos EUA
Por Das Agências
15/10/2001 | 11:05
Compartilhar notícia


A União Astronômica Internacional (UAI) atribuiu a três asteróides os nomes de "Compaixão", "Solidaridade" e "Magnanimidade" em memória das vítimas dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira a secretária da organização.

Esta proposta do Comitê de Nomenclatura Especializado (que dá nome aos pequenos corpos celestes) diz respeito a três asteróides que levam os números 8.990, 8.991 e 8.992 na lista de asteróides da UAI, e que foram descobertos em 1980 nos observatórios situados fora dos Estados Unidos, indicou o secretário-geral da organização, Hans Rickman.

A proposta deve ser aprovada ainda pela comunidade de astrônomos, no curso da próxima Assembléia Geral da UAI (trienal), que está prevista em Sydney (Austrália) em 2003.

A ratificação das propostas dos comitês de nomenclatura são, no geral, uma simples formalidade, mas, desta vez, talvez não seja assim.

De fato, a UAI geralmente atribui aos corpos do sistema solar nomes de personagens das mitologias antigas (grega, romana, etc), nomes de astrônomos ou, excepcionalmente, nomes de artistas ou personalidades relacionadas com acontecimentos políticos.

O catálogo da UAI conta atualmente com 29.074 asteróides, que pertencem ao cinturão situado entre os planetas Marte e Júpiter, se encontram no cinturão de Kuiper, além de Netuno. Somente 8.830 deles foram batizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;