Política Titulo
Luciana x Tarso Genro: uma briga ideológica
21/07/2006 | 00:03
Compartilhar notícia


A briga não é em família, mas ideológica. Depois de alertar que não criticava o pai, mas o ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a deputada Luciana Genro (Psol-RS) afirmou quinta-feira que “nem Tarso Genro nem nenhum petista pode ter a ousadia de questionar o posicionamento ideológico de seu partido nem da candidata à Presidência”, a senadora Heloísa Helena (AL).

Na quarta-feira, ao comentar o crescimento da candidatura de Heloísa Helena de 4% para 10% na pesquisa de intenção de votos do Datafolha, o ministro das Relações Institucionais, que é pai de Luciana, afirmou que a senadora “é de direita”.

Tarso Genro afirmou que o PSol de sua filha ataca programas como o Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de ensino superior em institucionais privadas, o Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) e o Bolsa-Família. “Que candidatura de esquerda é essa que é contra pobre entrar na universidade? Que candidatura de esquerda é essa que é contra o Fundeb, que amplia o ensino básico de maneira espetacular nas regiões mais pobres do País? Que candidatura se apresenta como popular e é contra o Bolsa-Família, que inclui na sociedade formal milhões de pessoas?”, atacou.

Para a deputada, o ministro demonstrou “absoluto desconhecimento a respeito das posições políticas e econômicas do Psol”. A história é outra, disse. “Quem abandonou os ideais de esquerda, os ideais socialistas, a defesa da universidade, do serviço público, de uma política econômica que enfrente o capital financeiro, foi o PT.”

Luciana Genro sugeriu que o ministro leia os documentos e pronunciamentos dela e dos deputados João Batista Araújo, o Babá (PA), Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (São Caetano) e da própria senadora Heloísa Helena sobre política e economia. “Ele precisa se informar melhor”, afirmou a deputada.

No fundo, para Luciana, quando o ministro Tarso Genro ataca a candidatura de Heloísa Helena, tenta mesmo é desviar o foco do debate, que é sobre a corrupção. “O PT, o governo Lula, não inventaram a corrupção, mas deram continuidade a ela”, disse a deputada.

Luciana Genro afirmou ainda que o governo e o PT deram continuidade à política econômica do governo anterior, o que demonstra que perderam o rumo. “Os bancos nunca tiveram tanto lucro. Esse é o debate que o Psol que fazer e que o PT não  quer fazer. Isso mostra o caráter reacionário do governo Lula”. Luciana disse ainda que o governo está com medo do crescimento da candidatura da senadora. “Ela (Heloísa Helena) está tirando votos do Lula e vai tirar mais.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;