Brickmann Titulo
A vida como ela não é

Pergunta nº 1 -Se Lula é um presidente tão bom, como diz na TV a propaganda de Serra, por que ele é candidato de oposição a Lula

Carlos Brickmann
22/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Pergunta nº 1 -Se Lula é um presidente tão bom, como diz na TV a propaganda de Serra, por que ele é candidato de oposição a Lula, e não de situação?

Pergunta nº 2 - Dilma conta que participou de duas organizações dedicadas à luta armada, a Colina e a VAR-Palmares. Conta também que jamais participou de nenhuma ação armada. Que é que fazia na luta armada, então?

Serra nem sempre acha que Lula é um presidente tão bom: isso varia conforme o horário. Há horas em que diz que o governo Lula cria cabides de empregos, financia publicações sujas e odeia imprensa livre. Se Lula faz essas coisas, não é um bom presidente. Se o governo faz essas coisas e Lula não sabe, não é um bom presidente. Se Lula é um bom presidente e não faz essas coisas, Serra mente para os cidadãos que pretende governar. Isso, convenhamos, não é bom.

Dilma foi chamada por José Dirceu, que treinou guerrilha em Cuba, de "companheira de armas". Dirceu mente, ao chamá-la de companheira de armas, ou mente Dilma, ao dizer que não participou de ações armadas? E, diga-se, não há motivo para negar o passado. Fernando Gabeira participou de ações armadas e hoje considera que sua opção foi errada; Franklin Martins, companheiro de Dilma no governo, participou de ações armadas e acha que estava certo. Por que negar, então, seu passado? Por que mentir aos cidadãos que pretende governar?

Serra não tem a vida parecida com a de Lula. Serra nunca foi pobre como ele. Dilma não é boazinha. É rude, áspera. Na campanha, ambos não são quem são.

Candidato é um fingidor
Serra esconde Fernando Henrique, de quem foi ministro em duas Pastas. Alguém lhe pôs na cabeça que Fernando Henrique tira voto. Talvez tire - mas Serra já perdeu uma eleição para Lula, enquanto Fernando Henrique o venceu por duas vezes, e no primeiro turno. Tire votos ou não, Fernando Henrique faz parte da história de Serra. Ocultá-lo é mentir ao eleitor. Dilma esconde Brizola, cujo partido, o PDT, foi seu berço político. Alguém lhe pôs na cabeça que ela é PT desde criancinha.

Finge tão completamente
Dilma prefere não falar de seus novos aliados, como Fernando Collor, Renan Calheiros, José Sarney, Geddel Vieira Lima, Moreira Franco, Garotinho, Jader Barbalho. Leonel Brizola, que a lançou na política, dificilmente os aprovaria. Serra prefere não falar de seus novos aliados, como Roberto Jefferson e Joaquim Roriz - aliás, nem fala com eles. Quando é forçado a defender Jefferson, diz que foi quem denunciou o Mensalão, o que é verdade. Mas só denunciou porque tinha sido lesado na divisão.

Que chega a fingir que é dor
Ainda é cedo para prever o vencedor desta eleição. Luís Gonzales, marqueteiro de Serra, diz que em meados de setembro seu candidato passará à frente. Disse o mesmo na campanha de Kassab, que estava atrás de Alckmin e Marta Suplicy, na corrida pela Prefeitura de São Paulo em 2008. E tinha razão: Kassab ganhou. Mas há muitas variáveis em jogo: se houver segundo turno na disputa pela Presidência neste ano, por exemplo, o jogo recomeça, e as circunstâncias serão outras.

A dor que deveras sente
Pesquisa pode estar errada; não é impossível de ocorrer. Mas a debandada de aliados de Serra - nem Yeda Crusius, que disputa o governo gaúcho, pronta para levar uma sova memorável, cola sua propaganda à do candidato presidencial - é um indicador que dificilmente falha. Collor é do PTB, partido que apoia Serra. Se ele prefere ficar com Dilma, algum motivo tem. E não é ideológico.

Sem alegria
É hoje: no Rio, realiza-se a passeata Humor sem Censura, para protestar contra a proibição de piadas de políticos durante a campanha. Mas a proibição tem suas razões: no assunto, os políticos são autossuficientes. E odeiam concorrência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;