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Venda de Natal sobe até 15% em relação a igual período de 2004


Luiz Federico
Do Diário do Grande ABC

11/12/2005 | 08:20


As vendas nos maiores shopping centers do Grande ABC já registram, a duas semanas do Natal, alta entre 10% a 15% na comparação com o mesmo período do ano passado, ante um fluxo de consumidores 30% maior. É o que estimam lojistas ouvidos pelo Diário, ao destacarem que muitos consumidores ainda se mostram indecisos sobre qual mercadoria comprar. Com a iminência do pagamento da segunda parcela do 13º salário, a típica "correria" do período deverá ocorrer no próximo final de semana, momento aguardado com ansiedade pelo comércio, cujas lojas estão com estoques abarrotados.

Um dos setores que já comemoram os resultados positivos é o de vestuário. O volume de compras cresceu cerca de 20% nas primeiras semanas de dezembro ante o ano passado. No Natal deste ano, o casal Anderson Gonçalves Souza e Paloma Gothardo decidiu presentear a família e amigos com camisetas e calçados. "No ano passado compramos um computador. Depois de pesquisar preços, achamos que roupas valeriam mais a pena hoje. Com base nessa pesquisa, encontramos produtos mais baratos aqui no Shopping ABC do que em lojas de rua", diz Paloma.

A gerente da loja Hering do Shopping ABC, Evelyn Lesnik Alvares, avalia que o movimento está 15% mais aquecido, principalmente nas vendas de camisetas e blusinhas femininas para o verão. As opções variam de peças básicas a itens mais diferenciados, a um custo de R$ 19,90 a R$ 44,90. Segundo ela, consumidores que estão com viagem marcada ao exterior nessas férias estão adquirindo camisetas com estampas da bandeira nacional. "As camisetas com as estampas da campanha de alerta ao câncer de mama também estão vendendo bem", destaca.

Dinheiro curto – O recepcionista de crédito Rodrigo Andrade Belini, que estava sábado à tarde no Shopping Metrópole com a namorada, Cinthia Ferreira Monteiro, espera receber a segunda parcela do 13º salário para, enfim, decidir quais presentes comprar. "Por enquanto, estou pesquisando, mas acho que vou levar tênis e roupas para toda a família. Para ela (a namorada) também não sei. Sei que o dinheiro está mais curto", lamenta.

Essa não é a opinião do sub-gerente da Viveleroá, Marcelo Pedro dos Santos, do Shopping ABC. "As pessoas estão entrando e comprando. Aquele período de pesquisas já terminou", reflete. A loja, que aposta em camisas que variam de R$ 75,00 a R$ 145,00, prevê faturamento 30% maior este ano ante 2004.

Calçados – O segmento de calçados também está vendendo bem. Na Pink Calçados, voltada ao público feminino, as vendas já ultrapassaram a casa dos dois dígitos em relação a 2004. Para a secretária Sarita Martins, que irá comprar sapatos sociais para as três filhas, as mulheres estão em busca de conforto, beleza e modernidade. O gerente da loja, Gilson Ribeiro Santiago, acrescenta que os consumidores estão de olho também nas facilidades de pagamento – três a cinco vezes no cartão de crédito sem juros e três vezes no cheque pré-datado. Alguns estabelecimentos estão aceitando a primeira parcela do pagamento para 30 dias.

E facilidade no pagamento aliada à qualidade e a bom atendimento são os segredos da gerente da Tiara Bolsas, Roseli Vaz Idalino, que trabalha no ABC Shopping. "Se não oferecer isso ao cliente, ele vai embora, principalmente nessa época em que a procura cresce bastante", alerta Roseli, afirmando que sentiu uma expansão de 10% nos negócios deste mês sobre o mesmo período de 2004. "Nossos estoques estão cheios. Estamos preparados para o Natal."



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