Esportes Titulo
Lusa mira liderança da Série B em Marília
Por Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
23/09/2005 | 08:36
Compartilhar notícia


Portuguesa e Náutico, que venceram na primeira rodada, defendem fora de casa a liderança do Grupo B da segunda fase da Série B do Campeonato Brasileiro. A Portuguesa joga com o Marília às 20h30, no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília, e o Náutico enfrenta o Guarani, no mesmo horário, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

A vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, sábado, no Canindé, aumentou a confiança do torcedor da Portuguesa no possível retorno à Série A nacional após três temporadas. A equipe foi rebaixada em 2002, assim como Palmeiras, Botafogo-RJ, que voltaram, e Gama-DF. O técnico Giba tem nos atacantes Cléber e Leandro Amaral os principais trunfos para superar o Marília, que perdeu por 3 a 0 para o Náutico, sábado, em Recife. Na defesa, a experiência do goleiro Gléguer, do lateral Wilton Goiano e do zagueiro Sílvio Criciúma tem feito a diferença.

O Marília, porém, não quer desperdiçar a oportunidade de reabilitação. Dos oito participantes da segunda fase – o Grupo A tem Santo André, Santa Cruz, Grêmio e Avaí –, o Marília é o único que jamais participou da primeira divisão do Brasileiro. Em 2003, chegou perto ao disputar o quadrangular final com Palmeiras, Botafogo-RJ e Sport Recife. Mas terminou em quarto lugar.

Se o técnico Giba mantém a equipe da vitória sobre o Guarani, no Marília Wladimir Araújo terá o retorno do experiente lateral Luizinho Neto, que cumpriu suspensão na derrota de Recife, e contará com o atacante Anaílson, ex-São Caetano.

Guarani x Náutico – Mesmo com o interesse da torcida, o técnico Luiz Carlos Ferreira, ex-Santo André e São Caetano, evita qualquer indício de euforia no Guarani. Ele sabe que, apesar da necessidade de otimismo, ao mesmo tempo a vitória se tornou praticamente uma obrigação. Com o resultado da primeira rodada, nova perda de pontos poderia deixar o time já distante da classificação ao quadrangular decisivo e da tentativa de retornar à divisão principal, da qual foi rebaixado em 2004. O zagueiro Andrei, contundido, será substituído por Paulão.

O Náutico tenta retornar à Série A após uma década, além de devolver ao futebol de Pernambuco um lugar relevante no cenário nacional. Desde 2001, quando Sport e Santa Cruz foram rebaixados, Pernambuco não tem representante na primeira divisão. O artilheiro Kuki, que se submeteu recentemente a uma cirurgia no ombro, está fora do time, assim como o zagueiro Marcelo Ramos, que cumpre suspensão. A ausência de Kuki tem sido compensada pela experiência e regularidade do meia Batata (ex-Corinthians), do volante Cleisson (ex-Atlético-MG) e do atacante Romualdo, que atuou pelo Gama.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;