Setecidades Titulo
Atrás das luzes de Natal
João Guimarães
Especial para o Diário
21/12/2006 | 22:44
Compartilhar notícia


Os enfeites natalinos se transformaram em atrações turísticas neste ano. Conferir as luzes, bonecos e até mesmo a neve artificial virou mania nas cidades da região. É opção de passeio de famílias nos finais de semana.

Um exemplo é a residência do metalúrgico Ivan Wagner Fernandes, 34, em Mauá. São 179 mil lâmpadas iluminando sua garagem. Ele garante que já chegou a reunir 5 mil visitantes num domingo entre as 20h e meia-noite, período em que costuma deixar todas as lâmpadas acesas.

“Minha casa faz tanto sucesso que já começou a aparecer gente vendendo pipoca e cachorro-quente para animar o pessoal aqui na frente”, diz. Ele garante que nunca avança com as luzes ligadas na madrugada e, por isso, seus vizinhos não se incomodam. A casa está localizada na rua Zequinha de Abreu e recebe apoio da Prefeitura na conta de luz.

Na rua Arapuru, no Jardim Jaçatuba, em Santo André, existem 55 casas enfeitadas. Quem organiza os luminosos é a administradora Sueli Cotinho. “Esse projeto começou entre os vizinhos há uns quatro anos, mas só agora que ficou tão bonito”, diz.

Das 60 casas da rua, apenas cinco não iluminaram suas fachadas. Algumas famílias não são católicas e outras não tinham dinheiro. “Na minha casa, instalei uma máquina de bolhas de sabão”, diz Sueli. O efeito é parecido com o da neve. “A noite enche de criança aqui”, completa.

Todo alvoroço causa preocupação por parte dos moradores, que temem assaltos. Na rua Adolfo Bastos, também em Santo André, a residência que já foi campeã em 2004 do concurso Brilha Meu Grande ABC, promovido pelo Diário, ostenta uma placa alertando aos visitantes para que tomem cuidado com bolsas e carteiras.

Prédios públicos não ficaram de fora. O Hospital Beneficência Portuguesa e a Prefeitura de Santo André foram decorados. O centro de atendimento recebeu a visita de um trenó com o bom velhinho, com direito a renas e cascata luminosa, enquanto os 72 metros de altura do estabelecimento da administração ganharam aproximadamente 1,2 mil metros de mangueira luminosa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;