Esportes Titulo
Tenistas brasileiros estréiam sem esperanças em Paris
Por Roberta Nomura
Especial para o Diário
23/05/2005 | 08:07
Compartilhar notícia


Brasileiros estréiam nesta segunda e terça no Torneio de Roland Garros, disputado em quadras de saibro, com poucas chances de levar o título. O primeiro dia de jogos do segundo Grand Slam do ano marca a participação de Ricardo Mello e Marcos Daniel. Terça é a vez de Flávio Saretta e Gustavo Kuerten.

Sete meses após ser submetido a uma cirurgia no quadril, Guga ainda está longe do nível técnico que lhe garantiu o tricampeonato de Roland Garros e o levou ao topo do ranking mundial. Desde que retornou às quadras em abril, o brasileiro disputou seis partidas e ganhou apenas duas. Na partida desta terça, ainda sem horário definido, Guga não deve ter problemas, já que pega o fraco espanhol David Sanchez. Mas em sua chave, está o argentino Guillermo Coria, finalista do torneio no ano passado e uma dos favoritos ao título. Recuperado de cirurgia no ombro, Coria mostra que está de volta à velha e boa forma.

O primeiro representante do país a entrar nas quadras é gaúcho Marcos Daniel, 197º colocado no ranking da ATP (Associação do Tenistas Profissionais). Ele encara o perigoso croata Mario Ancic (19º), que derrotou Gustavo Kuerten na primeira rodada do Master Series de Monte Carlo. As chances do brasileiro chegar às quartas de final do torneio são mínimas. Ainda na Chave A, o suíço Roger Federer, número um do mundo, busca o título inédito de Roland Garros, único Grand Slam que ainda não possui. No ano passado, Federer conquistou o Aberto da Austrália, Wimbledon e o US Open, mas naufragou no torneio francês, ao ser vencido por Guga. Mas o jovem espanhol Rafael Nadal e o francês Richard Gasquet podem atrapalhar os planos do suíço.

Ainda nesta segunda, o brasileiro melhor colocado no ranking da ATP, Ricardo Mello (53º), enfrenta pela primeira vez o holandês Peter Wessels (83º). Em sua chave, está o atual campeão da competição, Gastón Gaudio. O argentino, que venceu três torneios de saibro este ano, pode ameaçar o reinado de Federer.

Saretta, que foi eliminado no classificatório e ganhou a vaga como “lucky loser” (por causa de uma desistência), encara nesta terça o britânico Greg Rusedski. Ainda na Chave D, o norte-americano André Agassi também aparece entre os favoritos. Esta pode ser a despedida do tenista de 35 anos de Roland Garros, onde foi campeão em 1992.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;