Economia Titulo
Tribunal convoca Volks e grevistas
Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
19/10/2005 | 08:12
Compartilhar notícia


Representantes da Volkswagen e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT) participam às 13h30 de quinta-feira de audiência de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) como parte do dissídio de greve instaurado a pedido do Ministério Público do Trabalho.

Se não houver acordo, o tribunal decidirá se a paralisação na montadora tem caráter abusivo. A greve é motivada pelo impasse nas negociações sobre a PLR (Participação nos Lucros ou Resultados).

A audiência será realizada como última tentativa de se chegar a uma conciliação e assim evitar a realização do julgamento. Terça-feira, o movimento completou 20 dias, dos quais 13 sem produção de veículos na fábrica – os outros sete dias são sábados, domingos e um feriado. Deixaram de ser produzidos 13 mil veículos no período.

Em assembléia terça-feira pela manhã, os funcionários da Volkswagen decidiram manter a paralisação até o resultado da audiência no TRT. Na oportunidade, a categoria até avaliou a possibilidade de retornar ao trabalho, mas a proposta foi rejeitada por unanimidade, disse o diretor do sindicato na montadora, Wagner Santana. A Volkswagen não se manifestou.

“Explicamos que o tribunal julgaria o dissídio e tudo mais, mas os funcionários preferiram manter o movimento grevista para mostrar a insatisfação da categoria com relação ao impasse sobre o abono”, destacou Santana.

A audiência foi programada após o TRT ter recebido o pedido de instauração do dissídio, encaminhado terça-feira pelo Ministério Público do Trabalho, um dia depois de o MPT ter intermediado uma outra audiência, na qual novamente não houve acordo.

O TRT concedeu prazo de 24 horas – a contar de terça-feira – para a Volkswagen e sindicato se manifestarem sobre um pedido de liminar (decisão provisória) apresentado junto com o dissídio. O MPT fez o pedido a fim de proibir a montadora de contratar mão-de-obra e obrigar o sindicato a manter um efetivo mínimo de trabalhadores .

A montadora oferece a mesma proposta apresentada pelo MPT na audiência do último dia 7 – PLR de R$ 5 mil para uma meta de 208 mil veículos produzidos neste ano. O sindicato admite aceitar esse valor, mas quer negociar um patamar menor de produção, argumentando que esse total está fora da realidade da fábrica.

Na última audiência, as duas partes também discutiram a proposta de reposição do período parado. O sindicato aceitou compensar sete dias de greve aos sábados, desde que o restante fosse absorvido pela empresa. A montadora quer a compensação dos sete dias parados.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;