Setecidades Titulo Memória
A homenagem da SE Olaria ao Grande ABC

Neste intervalo entre as I e II Semanas São Bernardo 2020 – dos tijolos, das olarias – Memória acolhe um estudo sobre a Sociedade Esportiva Olaria, de Ribeirão Pires

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/08/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


 Pedro Cordeiro, da Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires, pesquisou o arquivo do clube e nos faz voltar ao tempo dos festivais esportivos, quando os clubes mandavam ofícios, organizavam amistosos, participavam de torneios de futebol.

No caso da SE Olaria, Ademar Bertoldo – antigo diretor, goleiro até hoje, radialista fundador e mantenedor da Rádio Pérola da Serra – foi guardando a documentação. Cordeiro selecionou os ofícios mais significativos, e escreve:

Dentre esses documentos foi possível selecionar vários distintivos de clubes da região que travaram embates com o Olaria.

Alguns desses clubes já não existem, outros continuam na luta. Alguns diretamente na parte esportiva e outros com trabalho social e esportivo. 

Sendo assim, o Olaria neste aniversário presta uma homenagem aos valorosos adversários – alguns entre tantos que um dia conosco dividiram momentos importantes no cenário futebolístico regional.

Diário há meio século

Domingo, 30 de agosto de 1970 – ano 13, edição 1322

São Bernardo – Prefeitura entrega a nova Cidade da Criança, com 134 brinquedos e obras como o trenzinho em pista de quase dois quilômetros; o kartódromo mirim, o minicirco...

Ribeirão Pires – Volta a ser apresentado o espetáculo Calouros do Didi, na Sociedade Esportiva Andorinhas.

Em 31 de agosto de...

1875 – A França proíbe a imigração para o Brasil. A proibição somente seria levantada em 1908, em consideração aos melhoramentos introduzidos na legislação brasileira sobre o assunto.

1915 – Câmara Municipal de São Bernardo conclui estatística sobre o número de crianças que, no distrito de Santo André, não recebem instrução por falta de lugares no grupo escolar: no total, 85.

Tem estado em Santo André o dr. Erasmo de Assumpção, acompanhado da família.

Nota – Ele mesmo, o loteador da Vila Assunção e do Parque Jaçatuba – onde tinha chácara – e que dá nome ao Parque Erasmo Assunção.

1920 – Da seção de queixas e reclamações do Estadão: um cidadão que viaja frequentemente para Santos reclama contra o fato de serem muitos os carros de primeira classe da Estrada de Ferro São Paulo Railway cujas janelas de há muito estão sem as respectivas vidraças, sem que a diretoria da ferrovia determine a reparação.

2010 – Circula o último número do Jornal do Brasil na sua versão impressa. O jornal carioca foi fundado em 1891.

Hoje

Dia Nacional do Nutricionista

Dia Nacional do Outdoor

Município Mineiro

Hoje é o aniversário de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, cujo padroeiro é um dos santos do dia: São Raimundo Nonato. Fundação oficial: 31 de agosto de 1888.

Santos do Dia

Aristides de Atenas

Raimundo Nonato (Espanha: Portel, 1200 – Cardona, 1240). Cardeal.

São Raimundo Nonato tem história no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. Uma história que nasce com os moradores do bairro que vieram de Várzea Alegre (Ceará). São tantos estes moradores que uma comunidade foi formada para aglutiná-los.

Uma imagem de São Raimundo Nonato chegou a Ferrazópolis em 9 de novembro de 1980, trazida de Várzea Alegre pelo padre José Motta Mendes. A imagem possui 1,20 metro, trabalhada nas cores branca, verde e vermelha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;