Memória Titulo Coluna
Figurinha de Ouro

No encerramento da série sobre álbuns de figurinhas, que Memória realiza em parceria com o Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), anunciamos o nome eleito como a Figurinha de Ouro – carimbada e tudo mais...

Por Ademir Medici
14/06/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


“O jovem ‘defesa’ e ‘ataque’ é sem dúvida uma garantia na equipe do Paulista FC, de Jundiaí.”

Vicente P. Pereira, A Gazeta Esportiva Ilustrada, agosto de 1960, cf. pesquisa de José Roberto Fornazza.

***

O homenageado como Figurinha de Ouro do Memofut é Enério Martinelli, “o canhão do interior”, segundo A Gazeta Esportiva.
Durante as três semanas da série sobre as figurinhas, o nome de Martinelli cresceu como o candidato maior a receber o título aqui em <CF160>Memória</CF>, uma verdadeira ‘figurinha carimbada’.
Conversamos com os colegas do Memofut:
– Por acaso vocês teriam uma foto do Enério Martinelli em álbum de figurinhas?
– Conhecendo o dr. Moacir e o Diniz, é capaz de eles descobrirem uma figurinha do grande Martinelli. Carimbada, of course – respondeu Max Gehringer, camisa 4 do Memofut.
– Figurinhas eu desconheço, mas há uma bela matéria ilustrada sobre o Martinelli na coluna Que Fim levou? (de Milton Neves) – acrescentou Moacir Andrade Peres, camisa 2 do Memofut.
– Infelizmente, eu não tenho conhecimento de nenhuma figurinha de álbum com a imagem do grande Martinelli – confirmou Gustavo Carvalho, camisa 8 do Memofut.
– Pois é, Ademir, o Martinelli só jogou Segundona ou Terceirona. Também não tenho conhecimento de álbum de figurinhas com o nosso craque – completou José Roberto Fornazza, camisa 10 do Memofut.

SENDO ASSIM...

Aqui está Enério Martinelli numa figurinha especial criada pelo infografista do Diário, Agostinho Fratini, com base em foto de A Gazeta Esportiva Ilustrada de 1960.
Homenagem a ele, sim, aos historiadores de futebol que o conheceram ou pesquisaram sobre ele, mas, principalmente, uma homenagem a todos os boleiros da nossa região e do País, que amam o futebol puro, da mesma pureza dos idealistas que formam o Memofut e convidam você, caro leitor, a participar também.
No Memofut não há espaço para discussões político-partidárias ou religiosas, apenas sobre o mundo da bola.
Uma posição que nos faz lembrar o Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória), título criado pelo saudoso Jayme da Costa Patrão, de São Caetano.

O canhão do interior
Texto: Gustavo Carvalho

Enério Martinelli (1934-1994) foi um grande zagueiro que atuou no Paulista de Jundiaí por mais de dez anos, entre as décadas de 1950 e 1960.
É um dos maiores jogadores da história do clube, e marcou época, fazendo parte de um trio defensivo histórico da equipe: Nicanor, Jaú e Martinelli.
No Paulista, jogou com craques como Dalmo, Benê, Milani e Arturzinho, entre outros. Fez fama porque tinha um chute muito forte e era exímio cobrador de faltas, e também de pênaltis. Após encerrar a carreira, atuou como árbitro.
Curiosamente, na partida de estreia do professor Hélio Maffia como preparador físico contratado do Paulista (Paulista 2 x 0 Estrada de Ferro Sorocabana F. C., de 19 de fevereiro de 1966), Martinelli foi o árbitro.
O professor Maffia, que também era zagueiro, chegou a jogar muitos anos com Martinelli no juvenil do Paulistinha, quando ambos eram adolescentes.

Diário há meio século

Domingo, 14 de junho de 1970; ano 12; edição 1259

Manchete – Governo já tem a lista dos presos acusados pelo sequestro do embaixador alemão. São nomes integrantes do Comando Juarez Guimarães de Brito, Vanguarda Popular Revolucionária e Ação Libertadora Nacional.
 

Em 14 de junho de...

1920 – Agitações na Itália. Distúrbios em Roma, Nápolis, Bolonha, Treviso, com paralisação de ferroviários, pessoal de restaurantes, cocheiros.
A situação mais grave é em Bari, com mortos e feridos.
Governo declara estado de sítio na cidade e acusa o chefe anarquista Enrico Malatesta pelas manifestações.
- Duas revistas semanais que circulavam: São Paulo Ilustrado, de atualidades; e Tribuna Liberal, editada em Taquaritinga (São Paulo) e que se propunha a alcançar todos os Estados brasileiros.
1930 – A indústria Conac, em Santo André, passa a denominar-se Pirelli.
1970 – Pela Copa do Mundo no México, nova vitória do Brasil rumo do tri: 4 a 2 sobre o Peru, do técnico Didi, pelas quartas de final. Que venha o Uruguai...
 

Hoje

-Dia da Manicure
- Dia do Solista

Santos do Dia

- Eliseu. O Profeta. Viveu na palestina no século IX
- Valério e Rufino (Séc. III) – mártires

ARTE SACRA. Para 14 de junho, o blog italiano Santo Del Giorno focaliza a solenidade do corpo e sangue de Cristo, ilustrada com o quadro de Miguel Cabrera datado de 1705: ‘Alegoria da Santa Eucaristia’
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;