Memória Titulo Coluna
Tina Turner canta no Pacaembu

Mas o jovem Renato Donisete, com raízes em São Caetano e hoje jornalista, integrante do Memofut – Grupo Literatura de Memória do Futebol – queria mais era assistir à banda Grupo Zero que fez a preliminar desta verdadeira partida musical

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Amizade nascida na pista do estádio

Texto: Renato Donisete

O Pacaembu sempre propiciou memoráveis apresentações futebolísticas, mas também foi palco de fantásticas apresentações musicais. Uma delas foi a da megaestrela da música pop, a cantora Tina Turner no 10 de janeiro de 1988. 

Não me sai da memória aquele imenso palco à frente do tobogã com as arquibancadas e campo totalmente lotados.

Na verdade não fui para ver a Tina Turner, mas sim para assistir à banda de abertura: o grupo Zero. Tinha 15 anos e fui acompanhado da minha irmã Arlete Pinto.

O Zero fez uma apresentação impecável com os sucessos Agora Eu Sei, >Formosa e Quimeras. No começo do show da Tina, abordamos o vocalista Guilherme Isnard na pista, que foi extremamente simpático e atencioso. Nascia ali uma grande amizade que dura até hoje. 

Poucos meses depois, dia 28 de maio de 1988, assisti ao Zero em São Bernardo. Sobre o show da Tina só lembro dos clássicos Paradise Is Here e Break Every Rule.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Apresentamos a primeira taça disputada no Pacaembu. A Portuguesa a conquistou. 

Em 22 de maio de... 

1885 – Poeta e escritor Victor Hugo morre em Paris.

1915 – Começa em Santo André a festa em louvor ao Espírito Santo, com a seguinte programação:

16h – Um cortejo de 50 carros sai da residência do prefeito Saladino, capitão do mastro. Os veículos conduzem lenha e o mastro, a ser levantado no Largo da Matriz – a atual igreja cor-de-rosa.

Meninos conduzem a bandeira do Espírito Santo, ofertada por Augusto Gomes Pinto, presidente da Câmara Municipal, e benzida pelo padre Luiz Capra.

À noite, após a reza, leilão em benefício da igreja.

1920 – Corinthians FC, de Santo André, recebe um estandarte pela conquista da Taça Senador Flaquer, em solenidade realizada no antigo Teatro Carlos Gomes.

Jovens torcedoras entregam medalhas de ouro aos 11 jogadores campeões. Após, sarau dançante.

Nota – O Carlos Gomes era o grande espaço cultural de Santo André 100 anos atrás, em instalações ainda existentes no Largo da Estátua e hoje ocupadas por estabelecimento comercial.

1975 – Miguel de Oliveira, novo campeão mundial de boxe, versão AMB, e o técnico Antonio Angelo Carollo são homenageados pelo clube da Pirelli.

1985 – O único Centro de Saúde de Rio Grande da Serra perdia o seu pediatra.

Etianos 

EDUARDO SAVIO RABELO BIGNAMI

Eletrônica – Turma de 1984

Após me formar, ingressei no Metrô como técnico responsável pelo planejamento de manutenção da companhia. Passados dois anos, decidi fazer medicina veterinária na Universidade Estadual de Londrina (Paraná). Como veterinário, trabalhei na indústria farmacêutica por 27 anos (MSD, Schering-Plough, Coopers, Un.Química, OF, Vetoquinol), construindo carreira até a posição de gerência nacional. 

Concluí duas pós – administração de M&P e MBA gestão empresarial. Em paralelo, eu e minha mulher, Raquel, constituímos uma empresa que atua no segmento de comunicação empresarial e treinamentos corporativos. 

A ETI me formou, disciplinou e permitiu voar. Ganhei também irmãos etianos para a vida toda.

Diário há meio século

Sexta-feira, 22 de maio de 1970; ano 12; edição 1240

Manchete – Governo modifica a lei do fundo de garantia

Industrialização –“A concentração de indústrias da maneira como ocorre no Grande ABC poderá ser evitada no Estado de São Paulo a partir dos próximos anos”.

Cf. José Roberto Ramos Novaes, do Ciesp, que liderava movimento pela interiorização da indústria paulista.

Hoje

- Dia do Apicultor

- Dia Internacional da Biodiversidade

- Dia do Abraço

Santa do dia 

- Rita de Cássia (Itália: 1381-1457). Canonizada em 1900. É a padroeira das mulheres que sofrem com os maridos, e é também chamada “advogada das causas perdidas” e “Santa dos impossíveis”.

- Casto

- Quitéria

Municípios brasileiros 

Celebram aniversários em 22 de maio:

- Em São Paulo, Bom Jesus dos Perdões, Fernandópolis, Igarapava, Neves Paulista, Pederneiras, Sales Oliveira, Santa Branca, Santa Rita d’Oeste e Santa Rita do Passa Quatro.

- Em Minas Gerais, Brasilândia de Minas, Extrema, Medina, Santa Rita de Jacutinga e Santa Rita do Sapucaí.

- No Rio de Janeiro, Itaboraí.

- Em Alagoas, Cajueiro.

- No Rio Grande do Sul, Mariano Moro e Palmitinho.

- No Ceará, Pacajus e Pires Ferreira.

- No Mato Grosso, Rio Branco.

- Em Goiás, Santa Rita de Jacutinga, Santa Rita do Sapucaí e Trombas

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;