Internacional Titulo
Esqueletos humanos de mais de 10 mil anos são encontrados
Da AFP
28/12/2006 | 08:30
Compartilhar notícia


Quatro esqueletos humanos localizados em setembro passado em rios subterrâneos de Tulum, leste do México, datam de mais de 10 mil anos atrás, informou nesta quarta-feira o Inah (Instituto Nacional de Antropologia e História).

Os restos "se tornam os mais antigos encontrados em, praticamente, toda a América", disse Adriana Velásquez, diretora do Inah, no estado de Quintana Roo, onde se encontra a zona arqueológica de Tulum.

"As amostras (dos esqueletos) estão na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde os testes realizados lançam datas muito antigas de entre 10 mil e 12 mil anos de antiguidade, o que nos remete à era do gelo e aos mamutes, ou seja, à época plistocena", explicou.

Os esqueletos "não se encontram em muito boas condições, porque são muito antigos e ficaram muito tempo debaixo d'água. Sabe-se que, naquela época, o nível do mar era muito mais baixo e essas cavernas estavam na superfície, motivo pelo qual serviam como lugar de abrigo ou sepultamento", completou.

Os restos "sugerem que já existiam ritos de sepultamento, falam de um ritual e uma missão religiosa em uma época em que (os humanos) eram nômades e habitavam as cavernas, sem se estabelecer em um local fixo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;