Setecidades Titulo
Heliponto para a PM está na pauta do Consórcio
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
27/04/2005 | 11:44
Compartilhar notícia


O presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de São Bernardo, William Dib, afirma que vai colocar na pauta da próxima reunião de prefeitos, na segunda-feira, o projeto da Polícia Militar para implementar no Grande ABC a radiopatrulha aérea com helicópteros. A assessoria do prefeito garante que o assunto será debatido assim que a PM entregar o projeto, o que deve ocorrer até o fim desta semana. Pela proposta da PM, cada município deve oferecer área para a construção de um heliponto.

Pelo projeto, desenvolvido pelo comandante da Força Tática da Polícia Militar em Santo André, capitão Edson Luiz Gaspar, todas as cidades devem ter uma pista para pouso e decolagem. O controle do tráfego aéreo fica por conta de uma base de comando no Grande ABC. Hoje, os helicópteros que sobrevoam a região decolam do Campo de Marte, em São Paulo, para onde retornam depois de cumprirem o trajeto estipulado.

No rateio proposto pela PM, a construção dos helipontos nos terrenos cedidos pelas prefeituras fica a cargo da iniciativa privada. O governo do Estado arca com os custos relativos aos profissionais que trabalharão na radiopatrulha aérea e à manutenção dos helicópteros. A conta final do projeto pode chegar a R$ 6,1 milhões – isso sem levar em conta o valor dos terrenos onde serão construídas as pistas para pouso e decolagem.

Procuradas pela reportagem, as prefeituras de Santo André e São Bernardo disseram que o projeto está sob análise. Ribeirão Pires se posicionou a favor da iniciativa e Diadema tem a mesma postura, mas faz uma ressalva: quer que o Estado seja o principal responsável pelo projeto. As prefeituras de São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra não se manifestaram sobre assunto até o fechamento desta edição.

O projeto de trazer para o Grande ABC a radiopatrulha aérea com helicópteros faz parte de um curso de aperfeiçoamento de oficiais da PM, que tem por objetivo desenvolver iniciativas que melhorem o trabalho da corporação no Estado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;