Memória Titulo
O corintiano que quase jogou no Palmeiras

José Mantovani separou essa foto pensando nos seus companheiros de time

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


José Mantovani separou essa foto pensando nos seus companheiros de time. "Vou avisar a todos para acompanharem no jornal" - garantiu ele. Trata-se da Sociedade Esportiva São Jorge, do Jardim Bela Vista, em Santo André, cujo campo ficava ao lado da igreja do bairro - São José Operário - perto de onde fica o Bar do Bigode.

O time: Mauricio (Ice, o goleiro), Adilson, Borba, Nenê, Ratão e Ceciá; Canário, Mantovani, Nelsinho, Rubens e Zé Carlos.

Mantovani começou a jogar no Flecha de Ouro, cujo campo ficava na Vila Bastos, no espaço posteriormente ocupado pelo posto da Faisa, hoje Atendimento Central. Jogou também no Paulistinha, que tinha campo no final da Rua Catequese, na Vila Guiomar. Foi do Vila Bastos, do Juventus - cujo campo ficava entre a Avenida Fernando Prestes e o Córrego Carapetuba.

Foi campeão de Santo André em 1958, pelo time Catequese. Em 1959 a Seleção de Santo André o convocou. Na mesma época realizou dois treinos no Palmeiras, mesmo sendo corintiano. Quem o levou a treinar foi Danilo Bernardinelli, presidente do Juventus de Santo André e amigo do técnico Osvaldo Brandão.

HISTÓRIA
José Mantovani nasceu em Campos Novos (SP) em 31 de dezembro de 1937, mas foi registrado em 30 de janeiro de 1938, filho de Octaviano Mantovani e Itália Bianchietti. Caçula de uma irmandade composta por João, Mario, Santo, Leonildo, Laurindo, Antonio e Caetano.

A família veio para Mauá quando ele era pequeno e depois mudou para Santo André. Industriário, Mantovani fez carreira na Lanofix, da Avenida Industrial, perto da Nordon. Ali trabalhou de 1955 a 1981, alcançando o posto de supervisor técnico. Casado com dona Cleide, tem três filhos: Cássia, Otavio e José.

SÃO JORGE
O time era dirigido por cinco irmãos: Jorge, Radiun, Nicolau, Garcez e Elias.

NOMES
Waldemar Ferreira, técnico da Seleção de Santo André; Cafelândia, centroavante; Danilo Bernardinelli, presidente do Juventus de Santo André. Mantovani gostaria muito de reunir todos eles para matar saudades e reviver os tempos da juventude. E também os irmãos que fundaram e dirigiram a saudosa SE São Jorge. Qualquer informação pode ser endereçada à coluna Memória.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Manchete - Maluf não abre mão de prerrogativa de indicar o prefeito de São Paulo

Editorial - Os eleitos falam e agora já é para valer

Política - Artigo de Aleksandar Jovanovic: "No MDB de São Caetano, filiações devem garantir controle de diretório e legendas".

Educação - Professores discutem oposição para Apeoesp.

Santo André - Ampliada a isenção de impostos municipais.

Trabalho - Metalúrgicos iniciam a campanha salarial.

Polícia - Tiroteio entre marginais no Jardim Marajá, em Diadema.

EM 12 DE DEZEMBRO DE...
1918 - Luiza Batistini nasce em São Bernardo. Casou-se com Joanin Marson, o eterno sacristão da Paróquia Santo Antonio, do bairro Batistini.

1968 - Inaugurado o primeiro destacamento do Corpo de Bombeiros em São Bernardo. É o terceiro do Grande ABC, depois dos destacamentos de Santo André e São Caetano. Inaugurado também o posto de salvamento no Parque Municipal, o Estoril, em Riacho Grande. Tenente Sidney de Almeida é o primeiro comandante do Corpo de Bombeiros em São Bernardo.

CAPITAL BRASILEIRA
Hoje é o aniversário de Belo Horizonte.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Pérola da Serra FM (92.5 - comunitária) - Programa Nikkey. O único do rádio do Grande ABC que focaliza a história, o cotidiano e a cultura japonesa. Produção e apresentação: Mikio Tangi. Neste sábado, das 7h às 9h. O programa pode ser acompanhado pela internet e, assim, é ouvido até mesmo no Japão: www.peroladaserrafm.com.br e www.guiaderiberiaopires.com.br.

HOJE
Dia do Quênia.

SANTOS DO DIA
Guadalupe, Amonária, Cury, Maxêncio, Sinério e Vicelino. Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada a padroeira da América Latina em 1945 pelo papa Pio 12. A Igreja narra que no quinhentismo registrou-se a aparição de Nossa Senhora a Juan Diego, um índio asteca, iniciando-se ali a devolução a Guadalupe.

FALECIMENTOS
SANTO ANDRÉ
JOSÉ PEREIRA DO AMARAL, 50. Quarta-feira. Cemitério Municipal de Suzano (SP)
JOÃO FLORÊNCIO CAVALCANTE, 63. Quarta-feira. Cemitério Municipal de Diadema.
NAMI OKUMULA, 88. Quarta-feira. Cemitério Assunção.
SUNHEI TERUYA, 82. Quarta-feira. Cemitério Camilópolis.
WELLINGHTON GABRIEL PEREIRA, 1 ano. Quarta-feira. Cemitério Santa Lídia, Mauá.
MARIA SANCHES RUIZ, 99. Quarta-feira. Cemitério Vila Pires.
OLDACINA ALVES DE SOUZA SILVA, 78. Quarta-feira. Cemitério Camilópolis.
NELSON HERMENEGILDO PINTO, 59. Quarta-feira. Cemitério Curuçá.
MARIA MADREGA MONTEIRO, 76. Quarta-feira. Cemitério Curuçá.
ADELINA MAXIMIANO FELIPE, 86. Quarta-feira. Cemitério Curuçá.
JOSÉ MARIA DE SOUZA, 83. Quarta-feira. Cemitério Curuçá.
MATHILDE LIMONTA, 71. Quarta-feira. Cemitério Vila Pires.

DIADEMA
CLAUDETE DA SILVA PADILHA, 48. Quarta-feira. Cemitério Municipal.
VALDECI FERREIRA DA SILVA, 77. Quarta-feira. Cemitério Jardim Vale Paz.
LAURITA DE ARAUJO, 62. Quarta-feira. Cemitério do Carmo, São Paulo.
CARLOS FRANCISCO DE SOUZA, 74. Quarta-feira. Cemitério Municipal.
MIRTES DA GRAÇAS, 66. Quarta-feira. Cemitério Municipal.
JOSÉ DA SILVA SOUZA, 48. Quarta-feira. Cemitério Vila Carminha, São Bernardo.

MAUÁ
JHERMENSON DA SILVA SALES, 26. Quarta-feira. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES
MARCELINA CALIXTA SANTANA, 72. Quarta-feira. Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;