Memória Titulo
Caminhos, bondinho e o Palácio de Mármore

Conversando com um amigo ele disse que a Avenida Gago Coutinho foi a primeira via de comunicação entre a vila de Santo André e a vila...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Conversando com um amigo ele disse que a Avenida Gago Coutinho foi a primeira via de comunicação entre a vila de Santo André e a vila de São Caetano e a segunda via de comunicação entre estas duas vilas foi a atual Alameda São Caetano. Disse também que na época a ligação estação de Santo André e São Bernardo era feita por uma espécie de bonde e trem. E aproveitando: por que faliu o Palácio de Mármore?

Luiz França, Santo André

NOTAS DA MEMÓRIA

1 - De fato, a Avenida Gago Coutinho, como interligação das ruas Catequese e Boa Vista, antecedeu outros caminhos atuais de interligação Santo André a São Caetano, tanto a Alameda São Caetano como a Avenida Dom Pedro II.

A Alameda São Caetano ficou famosa por servir o sítio de Vicente Rodrigues Vieira, o curandeiro São Vicente, no início do século passado. Era um caminho já serpenteando pelas colinas de São Caetano. Ganhou melhorias quando a Empresa Imobiliária de São Bernardo, da família Pujol, de São Paulo, loteou os bairros Jardim, Campestre e Santa Maria, no início da década de 1920. É quando é aberta a Avenida Dom Pedro II, então denominada Avenida Presidente Wilson.

2 - No início dos loteamentos, os Pujol criaram uma interligação sobre trilhos chamada tramway, bitola estreita, entre as estações São Caetano e Santo André, e de Santo André com a Vila de São Bernardo, para atingir outro loteamento de sua criação, Nova Petrópolis. Era o bondinho e/ou trenzinho dos Pujol, que seguia pelo Centro de Santo André, pegando, entre outras, a Avenida Pereira Barreto, o Caminho do Pilar (hoje trecho de São Bernardo batizado como Rua Tales dos Santos Freire) e a Rua Marechal Deodoro. Foi um sistema de transportes de curta duração: os Pujol perderam suas terras em hasta pública na crise de 1929 e as propriedades, leiloadas, ficaram com os Simonsen. Os novos proprietários deram sequencia aos loteamentos, mas extinguiram o sistema de transportes sobre trilhos.

3 - O Palácio do Mármore não faliu, mesmo porque não era empresa. Ele existe ainda nos altos do Moinho São Jorge, em Santo André. É preservado pela família Chammas, dona do Moinho. Apenas deixou de ser usado para os lindos bailes e eventos em especial do final da década de 1950 e dos anos 1960 e início dos anos 1970. Precisaríamos falar com a família, mas penso que com a partida dos mais velhos as novas gerações, até em memória dos seus entes queridos, preferiram preservar o Palácio do Mármore, a capela de São Jorge e aquele lindo jardim suspenso.

4 - Aliás, cada um em sua época, tanto o bondinho do Pujol como o Palácio do Mármore são referências da História de Santo André.

5 - Por sinal, a expressão "Palácio de Mármore" é uma criação da jornalista Claudete Reinhardt, que fez história no News Seller, no Diário e continua brilhando na imprensa e na área social do Grande ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 16 de setembro de 1979

Especial - Órgãos oficiais cientes de irregularidades em loteamentos clandestinos. Jornalista Luiz Carlos Ferraz mostra a gravidade do problema de loteamentos clandestinos em Mauá.

Crônica 1 - Roterdan Cravo (Fausto Polesi): "Há bruxas pelos cantos, virando o mundo pelo avesso".

Crônica 2 - Guido Fidelis: "Lentes da verdade captam imagens vivas e reais da violência e da injustiça".

Crônica 3 - Diógenes Silva: "As siamesas vitoriosas".

EM 17 DE SETEMBRO DE...

1859 - Nicolau Pereira de Campos Vergueiro (senador) falece no Rio de Janeiro. É hoje nome de avenida em São Bernardo, a antiga Estrada do Vergueiro, cujas obras de remodelação foram realizadas pelo seu filho, José Vergueiro.

1894 - Confeitaria Colombo inaugurada no Rio de Janeiro.

1969 - Congresso das Ligas Amadoras de Futebol aberto em São Caetano.

MUNICÍPIO PAULISTA

Pompéia foi elevado a distrito de paz em 17 de setembro de 1928. É município desde 1939, quando se emancipou de Marília. O nome homenageia Aretuza Pompéia, mulher do senador Rodolfo Miranda.

HOJE

Dia do Transportador Rodoviário de Carga. Dia da Compreensão Mundial.

SANTOS DO DIA

Colomba, Hildegardes (ou Hildegarda) e Roberto Belarmino.

ALMANAQUE

Emílio Pires Magalhães

Nascimento: Santo André, Vila Pires, 17 de setembro de 1928.

Vereador: 1964 a 1983.

Partidos: PDC, Arena e MDB.

Quatro legislaturas seguidas, vice-presidente em 1973 e presidente da Câmara de Santo André em 1981 e 1982. Sua base eleitoral era a faixa ocupada pelos Jardins Progresso, Stela, Cristiane, das Monções, do Estádio, Alvorada, e Vila Linda, de quem foi vendedor de lotes.

Waldemar Polimeno

Nascimento: São Paulo, 17 de setembro de 1928.

Vereador: 1977 a 1983.

Partido: Arena.

Falecimento: Santo André, 22 de maio de 2006.

Procurou desenvolver um trabalho voltado à assistência social, na qual aplicou a experiência adquirida como funcionário do INPS. Atuava na Previdência Social desde 1953. Tinha como reduto eleitoral o bairro de Santa Terezinha e Distrito de Utinga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;