Memória Titulo
Para anunciar a chegada do Menino Jesus

Publicamos um artigo do bispo dom Nelson Westrupp...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"Que a desculpa do ‘estado laico' não exclua o presépio de Jesus de nosso lar e de nosso coração!"
Dom Nelson Westrupp, bispo diocesano do Grande ABC

* * *

Hoje a responsabilidade de Memória é grande. Publicamos um artigo do bispo dom Nelson Westrupp. Tema central, o presépio.

É tempo de lembrar o nascimento do Menino Jesus, é tempo de fazer presépio. Humberto Pastore, assessor de imprensa da Diocese, lembra que dom Nelson estimula as várias paróquias e todos os paroquianos a elaborarem presépios nas igrejas e em suas casas. E esta página Memória acolhe as imagens de cada um dos presépios.

A série começa hoje, com o presépio oficial da campanha Um presépio em cada lar. O Museu de Arte Sacra de São Paulo, que ilustra a seção Santos do Dia, está nos enviando imagens de presépios. Que possamos seguir com eles até o 6 de janeiro que se aproxima - e então estaremos em 2013.

Padres, diáconos e paroquianos em geral, sigam o exemplo do seu bispo. Fotografem seus presépios. Encaminhem as imagens aqui para Memória ou então para o Humberto Pastore. Todas serão publicadas. Desde já, um feliz Natal a todos. 

O verdadeiro Natal
Texto: dom Nelson Westrupp

Dentro de poucos dias, estaremos celebrando o Natal do Senhor... Infelizmente, o comércio está cada vez mais agitado e ousado, desrespeitando o sentido cristão do Natal. O consumismo exagerado vai tomando conta dos corações, sobrando pouco espaço para as coisas do Alto. Bem antes do Natal, as lojas começam a se enfeitar de luzes e objetos natalinos, nem sempre relacionados ao Aniversariante de 25 de dezembro. O que conta é fomentar as compras de fim de ano e esquentar o comércio. Triste constatação! Nossa reação deve ser alegre e contagiosa. Urge buscar caminhos novos para resgatar a presença do Menino Jesus nos corações e nos ambientes que frequentamos. Não podemos deixar que o Natal vire festa pagã. De que adianta abarrotar a casa de coisas, se o coração ficar vazio de Deus?

Convido cada família cristã da Diocese a montar em sua casa, num lugarzinho nobre da sala, um lindo presépio, com imagens de Maria, José e o Menino Jesus, não esquecendo dos anjos, dos pastores, dos cordeirinhos, dos bois, dos magos. Enfim, um presépio esplendoroso, com toques de simplicidade, humildade, harmonia, paz e serenidade, virtudes do Menino Deus que repousa serenamente na Manjedoura e nos braços de Maria. 

Não deixemos que o barulhento Papai-Noel sufoque o verdadeiro espírito do Natal. Pacificamente lutemos para re-introduzir o Menino Jesus na sociedade e no coração das pessoas. Haverá mais ternura e mais misericórdia.

Entre comigo nessa corrente! Convide seus amigos a fazerem o mesmo. Não adie para o ano que vem. Vamos criar um clima de Natal, fazendo do presépio ponto de referência obrigatório para a família se encontrar na Noite Santa e agradecer ao Deus-conosco. Ele quer nascer outra vez em sua e nossa família.

Sugiro uma gincana sobre o presépio e o Natal de Jesus. Seria interessante que os comerciantes de cada cidade da Diocese realizassem um concurso de montagem de presépios nas vitrines de suas lojas, bem como nas lojas dos shoppings. Criar um movimento nesse sentido. Para obter mais informações, escrevam ao e-mail: irmaurinea@uol.com.br. Conto com sua criatividade e grande amor ao Menino Jesus.

Acolhamos com alegria Aquele que deseja fazer de nosso coração sua morada permanente.
Um abraço amigo e uma especial bênção.

Agenda 
Poesia e música com Gilberto Gaspar. Hoje, às 15h, no Centro Cultural de Ferrazópolis. Endereço: Rua Rosa Pacheco, 201, São Bernardo. Perto do WalMart e do trevo da Volkswagen. Gilberto Gaspar canta a poesia brasileira e preserva a nossa cultura popular.

NEWS SELLER - HÁ 50 ANOS

Domingo, 2 de dezembro de 1962 - Nº 238

MANCHETE - Eleição indireta do prefeito preocupa os políticos de Santo André. Três blocos são formados: Sidney Thon, Bruno Daniel e Hercílio Bueno da Silveira
LITERATURA - Nair Lacerda, de Santo André, ganha o Prêmio Jabuti por seus trabalhos de tradução.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 2 de dezembro de 1982 - Nº 5.071
MANCHETE - Presidentes (do Brasil e EUA) já destacam o êxito das conversações: Ronald Reagan recebido por João Figueiredo em Brasília

EM 2 DE DEZEMBRO DE...
1922 - Fundado o Flor do Mar, de São Caetano.

HOJE 
Dia Nacional de Relações Públicas, Dia do Casal, Dia da Astronomia e Dia do Samba.
Igreja celebra o 1º domingo do Advento. É o início da preparação para a chegada do Senhor.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do Sindicato: 1933-2013
Em 13-9-1984, reunião da CUT do Grande ABC, com Vicentinho, Saulo e Bargas à mesa

SANTOS DO DIA 
Bibiana, Crisólogo e Martana. E mais: Ita Ford, Maura Clarke, Dorothy Kazel e Jean Donavan.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011.
ILUSTRAÇÃO - Quadro natalino. Autor: Vaste Bergamaschi. Século 20.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Tereza de Jesus Fernandes Luiz, 81. Natural de Portugal. Dia 28. Cemitério Phoenix.
Maria Celeste Martim, 77. Natural de Marília (SP). Dia 28, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.
Francisco Andrelino dos Santos, 71. Natural de Serra Talhada (PE). Dia 26, em São Bernardo. Memorial Phoenix.
Cicera Maria da Silva, 66. Natural de Água Preta (PE). Dia 26. Memorial Jardim Santo André.
Maria Madalena Haemmerle, 63. Natural de São José dos Campos (SP). Dia 26. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
Antonio Manoel da Silva, 58. Natural de Lajedo (PE). Dia 26. Cemitério Curuçá.
Florisa da Silva Mota, 56. Natural de Bocauçu (SP). Dia 26. Memorial Jardim Santo André.

SÃO BERNARDO
Flosina Piazentin Buffo, 88. Natural de Monte Azul (SP). Dia 28. Jardim da Colina.
Manoel do Nascimento Gonçalves, 81. Natural de João Manoel (BA). Dia 29. Jardim da Colina.
Cleuza Brunetto de Assunção, 75. Natural de Franca (SP). Dia 28. Cemitério Primavera II, de Guarulhos (SP).
Manoel da Silva Nobre, 70. Natural de Livramento Nossa Senhora (BA). Dia 29. Cemitério Municipal de Tabuleiro (BA).

MAUÁ
Evanild Sirley Rebelato Bini, 68. Natural de Macaubau (SP). Dia 24, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;