Cultura & Lazer Titulo
Filmes brasileiros investem no caráter policialesco
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
17/05/2001 | 18:15
Compartilhar notícia


As novidades nas salas de cinema do ABC se limitam à estréia milionária (e solitária) de O Retorno da Múmia. Fora isso, sobra o caráter policialesco de duas produções nacionais, que dividem a sala 8 do ABC Plaza Shopping, em Santo André. Dois filmes que injetam chumbo e sangue em histórias submetidas à ditadura do romantismo marginal e dos encontros sobrenaturais.

Minha Vida em Suas Mãos é o veículo para Maria Zilda Bethlem estrear como produtora, ao mesmo tempo em que encabeça o elenco. Dirigido por José Antônio Garcia, o longa nasceu de um roteiro fecundado há 18 anos. A autora, Yoya Wurch, apresentou o argumento a Zilda no início da década de 80. Depois de novelas e da guilhotinada da era Collor no cinema nacional, a atriz se sentiu madura para interpretar a professora Júlia.

A maioridade do roteiro, entretanto, não se converte em qualidade. A história de Júlia e seu amor bandido galopa em meio a descuidos ao apostar em um debate ético ou em uma simplicidade pretensamente benéfica. A professora tem sua casa invadida por Antônio (Caco Ciocler), desempregado que se rende à vida criminal. É encarcerada, estuprada, coagida. Até então algemada a um cotidiano casa-universidade, universidade-casa, Júlia exala o fascínio pelo opressor, apaixona-se por ele.

Igualmente enfeitado de morbidez é A Hora Marcada, filme de Marcelo Taranto em que profecias e violência se misturam. Mário Velazques (Gracindo Jr.) é um banqueiro mulherengo cujo código de ética dificilmente o habilitaria para a canonização. Durante uma festa, aborda uma mulher (Joana Medeiros) que profetiza a morte do executivo dentro de sete anos. Na data marcada, Velazques é seqüestrado por Peçanha (Osmar Prado), um antigo colaborador, e descobre que a moça de anos atrás é, na verdade, a Morte. O elenco conta com Fábio Assunção, Tonico Pereira, Beth Goulart e Ester Góes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;