Internacional Titulo
Substâncias químicas aumentariam freqüência de cânceres linfáticos
Do Diário do Grande ABC
05/06/1999 | 12:20
Compartilhar notícia


Algumas substâncias químicas podem oferecer a resposta exata para o aparecimento de tumores linfáticos que se tornam cada vez mais freqüentes, segundo resultados anunciados neste sábado em Lugano, sul da Suíça, no último dia de um congresso internacional sobre câncer.

Estes resultados provisórios, que emanam de três projetos de estudo realizados em Israel, Estados Unidos e Canadá, mostram que os pesticidas, os herbicidas, os solventes e os carburantes aumentariam a freqüência dos cânceres linfáticos.

``O que causa maior preocupaçao é que inclusive entre as pessoas sadias o contato com essas substâncias provoca modificaçoes genéticas, mas nao sabemos ainda qual será seu efeito permanente sobre a saúde', declarou Franco Cavalli, cancerologista e organizador do congresso.

Os resultados sao tao perturbadores que o Instituto americano contra o câncer dedica-se a um amplo estudo a respeito, que conta com um orçamento de vários milhoes de dólares.

O estudo se centra especialmente nos pesticidas, mas também nos efeitos que produzem sobre a saúde os nitratos dos fertilizantes e detergentes.

Segundo Franco Cavalli os resultados da pesquisa serao anunciados no próximo congresso de Lugano, no ano 2002.

Nos últimos vinte anos duplicou no mundo o número de pessoas afetadas por cânceres nos gânglios.

O congresso de Lugano, de quatro dias e que se realiza a cada três anos, é o mais importante do mundo em relaçao aos tumores linfáticos. Participarao este ano 2.300 cientistas provenientes de setenta países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;