Memória Titulo MEMÓRIA
O folclore em Riacho Grande e os oleiros mineiros
Ademir Médici
30/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Bela matéria, a de hoje (Memória, domingo, 26-8-2018). Batelões de lenha e de religiosidade. As fotos são muito significativas. Na década de 1950, quando nos dirigíamos a Santos, víamos barcos a vela navegando pela represa. Beleza de cenário. Seria uma bela reportagem a respeito da represa. Poucas pessoas sabem ou se lembram.”

Alexandre Takara, professor e orientador desta página Memória.

“A história da construção da Billings mereceria um livro patrocinado pela AES-Eletropaulo via Lei Rouanet. Pense nisso.”

Geraldo Nunes, jornalista, criador e apresentador do eterno “São Paulo de todos os tempos”, pela antiga Rádio Eldorado. Também ele orientador nosso.

“Belas histórias do Riacho Grande! Por que será que há tantos longevos por ali? Será que os ares lá são mais saudáveis?”

Sérgio Paz, professor universitário, esportista, historiador do Memofut (Grupo de Literatura e Memória do Futebol). Ele mesmo, o que já acompanhou várias Copas do Mundo, pedalando. E que trouxe ao Diário o Charles Miller, introdutor do futebol no Brasil.

NOTA

Prezados Sérgio Paz, Takara e Geraldinho. De fato, é muito material o recolhido em Riacho Grande. E os ares do Riacho são de fato mais saudáveis. O futuro do Grande ABC está na faixa que vai de Riacho Grande a Paranapiacaba. A boa nova é que a professora Anselma Brentegani está pensando seriamente em escrever o livro que o Distrito de Riacho Grande merece há muito tempo. Uma obra para falar da Billings, da reserva florestal e que, sonho do repórter, poderia ganhar ilustrações extras do biólogo e professor Nei Melo. Que mora e leciona no coração do Riacho Grande. E é um idealista. Como vocês o são. Como o é a Anselma.

A congada. As olarias.

Saudosas recordações...

Conversa entre Bruno Brentegani Filho e 

Aldo Rosa

Bruno – Lembro da congada. Os cantadores chegavam de madrugada, lá em cima, na casa de madeira antiga da nona. Os tios abriam a porta. Eles entravam tocando. Todos mascarados. E tomavam pinga.

Aldo – Década de 1960. Eles eram os mineiros do Riacho. Jorge Mineiro um dos líderes. Trabalhavam em olarias. Eram muitas as olarias no Riacho Grande. A maioria das olarias tocada por mineiros.

Bruno – Esta é uma das passagens culturais antigas da história do Riacho, que deixou saudades.

Aldo – Sem dúvida, uma história conhecida dos antigos e que hoje nos traz alegres recordações. 

SEMANA QUE VEM EM MEMÓRIA

Mais passagens e imagens da fascinante história do Riacho Grande

Notícias da Boa Viagem

E a imagem histórica de Nossa Senhora da Boa Viagem chegou bela e ricamente decorada à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Acampamento do DER, km 19 da Via Anchieta, a meio caminho do Centro de São Bernardo. Ocupa posição de honra da linda igreja.

Todas as noites têm programação religiosa numa das mais jovens paróquias da Diocese de Santo André. Na segunda-feira, houve palestra sobre a história da padroeira; na terça, a missa Maria e Família; ontem, quarta, a Noite Mariana; hoje, quinta, será celebrada a missa Mãe de todos os doentes.

Com que alegria Memória retornou ao DER. Obrigado gente querida. Valeu Eliana.

No domingo sairá a Procissão dos Carroceiros. A imagem histórica de Nossa Senhora retornará à Basílica de São Bernardo. Repete-se a mais antiga manifestação folclórico-religiosa do Grande ABC, que nos remete aos tempos da Borda do Campo.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 30 de agosto de 1988 - ano 31, edição 6844

Grande ABC – Orçamento vai crescer 900% em Rio Grande da Serra; São Bernardo pode chegar a 70 bilhões. Reportagem: Denise Caboclo.

Economia – Para inflação de 300,18%, carro já subiu 455%.

Futebol – Domingo, no Bruno Daniel: Santo André 2, aspirantes do Palmeiras 0.

- EC São Bernardo demite o técnico Dudu.

Em 30 de agosto de...

1938 - Fundado o Centro Espírita Luz e Verdade Cândido Rosa de Nascimento, de São Caetano.

1958 - Instalada a CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo).

Hoje

- Dia do Vendedor Lojista

Santos do Dia

- Rosa de Santa Maria

- Adauto e Félix (mártires)

- Eustáquio Van Lieshout

- Gaudêncio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;