Economia Titulo
Sindicalistas, empresários e parlamentares discutem salário mínimo
Por Do Diário do Grande ABC
31/03/1999 | 11:27
Compartilhar notícia


Audiência pública conjunta nas comissoes do Trabalho, da Administraçao e Serviço Público, e da Economia, Indústria e Comércio, da Câmara, discute salário mínimo e política salarial. Participam da audiência, nesta manha, parlamentares, representantes de entidades sindicais e empresariais. O deputado Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento para a audiência pública, disse nesta quarta-feira que defenderá a reindexaçao dos salários para reposiçao das perdas decorrentes da inflaçao. Para o parlamentar, nao é o reajuste salarial, mas sim a atuaçao da política econômica do governo que origina a inflaçao.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, apresentará uma proposta com três pontos básicos. A primeira é de recomposiçao das perdas do salário mínimo, decorrentes da desvalorizaçao cambial, recompondo o poder de compra para cerca de US$ 100,00 que hoje corresponde a R$ 174,00. O segundo ponto é a reposiçao do poder de compra dos aposentados, o que para o sindicalista é indiscutível, porque está prevista na Constituiçao. O terceiro ponto é a criaçao de um gatilho inflacionário que obrigaria trabalhadores e empresários a negociar reajuste salarial independente da data-base.

O presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, disse nesta manha que em princípio é contra a indexaçao dos salários. Horácio Piva nao quis opinar sobre a necessidade da instituiçao de uma política salarial, antes do início da audiência pública.

O deputado Emerson Kapaz (PSDB-SP) defendeu que melhor do que a reposiçao salarial seria a instituiçao de um abono, que recuperaria as perdas, sem a incidência de encargos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;